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Título: Arquitectura do Ferro : reabilitação do edifício nº 26 a 39 na rua Mouzinho da Silveira Porto
Autor: Couto, Lúcia Elisabete Azevedo
Orientador: Infante, Sérgio José Castanheira
Palavras-chave: Arquitectura do ferro
Fundição
Reabilitar
Data: 2013
Resumo: A arquitectura do ferro no Porto é forte pelo ecletismo e pela sua monumentalidade, sendo uma das âncoras do movimento turístico da ribeira portuense e um dos polos de maior atracção. Cidade considerada Património Mundial, delimitada pela zona histórica, pontilhada por vielas e calçadas antigas, demarcadas por construções medievais e modernas, sofreu transformações urbanísticas durante o século XX. Dessas transformações, destacam-se o Mercado Ferreira Borges, o Palácio da Bolsa, a Ponte Luís I, a Gare da Estação de S. Bento e o edifício da Nova Alfandega, que foi recentemente recuperado pela coordenação do arquitecto Souto Moura, e que é lugar de vários eventos e exposições na cidade. Estas obras, com as transformações que foram sofrendo ao longo dos anos, marcam a antiga cidade e segundo os valores e princípios da sua época a embelezam, com a influência de modelos internacionais, especialmente modelos ingleses e franceses. A base metodológica deste trabalho centrou-se em pesquisa bibliográfica (livros, teses de doutoramento, jornais e revistas cientificas). Foram também efetuados registos fotográficos nos locais em estudo, fazendo a comparação entre os registos bibliográficos e os registos fotográficos e desenhos. Resumimos este trabalho em 6 palavras-chave: a arquitectura de ferro, que apareceu no século XIX com a industrialização, iniciando-se na arquitectura com as exposições universais de Londres, Paris e Porto. Introduz a construção modular e a capacidade de realizar obras arquitectónicas como esculturais. Com a industrialização chegam as fábricas de fundição à cidade do Porto que, com o desenvolvimento e aperfeiçoamento da arte de fundir o ferro, produziram belas obras de arquitectura com desenhos nunca antes conseguidos em ferro. As grades, espalham-se pela cidade nas fachadas dos edifícios, com desenhos modulares ou repetitivos, sendo personalizados ao gosto do cliente. Os ornamentos dão à arquitectura de ferro um maior destaque pelas obras artisticamente trabalhadas, como exemplo nas montras de lojas. Recuperar é possível, apesar das fundições do século XIX já não existirem, é possível resgatar os elementos em ferro fundido, como por exemplo na Companhia Industrial de Fundição em Gondomar. E por último, reabilitar. Onde a proposta de reabilitar os alçados de um edifício de habitação e comércio, com elementos em ferro fundido, ganha consistência. Acreditamos, que este trabalho tenha contribuído para demonstrar a beleza desta arquitectura, que esperemos perdurem por largos anos os vários elementos decorativos apresentados, servindo também de estímulo para recuperar as peças degradadas, que tanto contribuem para demonstrar esta arte de trabalhar o ferro.
The iron architecture from Porto is strong for its eclecticism and monumentality, it represent one of the anchors for the tourist movement in the Ribeira of Porto, and one of the most greatest pole of attraction. Designated an Unesco World Heritage City, delimited by the historic area, dotted by old alleys and sidewalks, demarcated by medieval buildings and modern buildings, suffered urban transformations during the twentieth century. From this transformations, we highlight the Ferreira Borges Market, the Former Stock Exchange Palace, the Luis I Bridge, the Gare S. Benedict Station and the Alfandega Building, which was recently recovered by the coordenation of the architect Souto Moura, that´s a place of many events and exhibitions in the city. These works, with the changes that have been suffered over the years mark the old city and adorned by the values and principles of his time with the influence of international models, especially British and French models. The methodological basis of this work focused on literature (books, doctoral theses, newspapers and scientific journals). Photographic records were also made in the study local by making a comparison between the bibliographic records, and the photographic records drawings. We can summarize this work in 6 keywords: iron architecture, appeared in the nineteenth century with the industrialization, beginning in architecture with the universal exhibitions in London, Paris and Porto. Introduces modular construction and the ability to architectural works as sculptural. With industrialization arrive the foundry factories to the city of Porto, with the development and improvement of the art of blowing iron, were produced beautiful works of architecture with designs never before achieved in iron. Grilles, spread through the city on the facades of buildings, with modular designs or repetitive, and customized to the client's taste. The ornaments give the iron architecture greater prominence by works artistically worked, as an example we have the store windows. Recover is possible, although the nineteenth century foundries no longer exist, is possible regain the iron elements, such as the Society of Industrial Foundry in Gondomar. And lastly, rehabilitate. Where the proposed to rehabilitate the elevations of residential and commercial building, with cast-iron elements, gain in consistency. We believe that this work will serve to show the beauty of this architecture, which we hope will remain for many years the various decorative elements presented, also serve as a stimulus for recovering pieces, which contribute so much to demonstrate this art of iron working
Descrição: Mestrado Integrado em Arquitectura
Exame público realizado em 4 de Fevereiro de 2014
URI: http://hdl.handle.net/11067/3003
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULF-FAA] Dissertações

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