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Title: Abordagem flexível aos vazios infraestruturais ferroviários : o caso da Estação Ferroviária de Amarante
Author: Castro, Gonçalo Coelho Campos Alves de
Advisor: Alves, Francisco Peixoto
Keywords: Arquitectura
Flexibilidade
Vazios urbanos
Teoria da Arquitectura
Edifícios destinados ao transporte, circulação e armazenamento
Estações ferroviárias
Amarante
Issue Date: 2016
Abstract: A presente dissertação tem como tema os Vazios Urbanos, a sua relação com os círculos produtivos da cidade e as consequências que estes podem acarretar para a mesma e para os seus habitantes. Dada a multiplicidade de tipologias, especificidades e contextos, consideramos necessário um estudo das diferentes formas de como este fenómeno se manifesta, apoiados principalmente nos estudos da Arq. Cristina Caváco e do Geógrafo Álvaro Domingues, com a finalidade de encontrar uma categoria que defendemos ser mais representativa da sua problemática e aparentemente mais prejudicial para a cidade. Desta forma propomo-nos a estudar com maior detalhe o Vazio infraestrutural de média/grande escala comummente deixado como ruína de património industrial ou ferroviário. A partir deste fenómeno partimos em busca de uma abordagem que se encontre em sintonia com os paradigmas da cidade atual. A formalidade, a normativa e os círculos produtivistas da cidade, a informalidade e os processos espontâneos da mesma, são os pontos que polarizam a discussão, e que achamos pertinentes na procura de um posicionamento teórico. Dada a especificidade da caraterização que geralmente encontramos nestes tipos de vazio, prosseguimos com a análise de casos concretos, casos esses que variam na sua data, local e tipo de vazio, com a intenção de parametrizar uma matriz/modelo que assegure uma abordagem abrangente e um conjunto de princípios que apesar de teóricos tenham passado pelo escrutínio de uma aplicação num contexto real. Após chegarmos ao entendimento sobre o qual o ensaio projetual irá ser testado, na Estação Ferroviária de Amarante, prosseguimos com a análise de três projetos referência que circunscrevem as caraterísticas do tipo de Vazio em estudo, tal como o binómio obsolescência/ potencial. Deste modo, e com a matriz resultante dos casos de estudo assim como as conclusões tiradas dos projetos referência, formalizamos uma abordagem flexível que se traduz num exercício prático da aplicação dos mesmos. Este trabalho não pretende defender uma solução clara para este problema nem a sugestão da existência de um, no entanto sugere um olhar diferente à sobreposição de processos nos vazios urbanos tal como uma abordagem alternativa aos mesmos.
The main focus of this dissertation lays with concept of Urban Voids, their relation with the productive circles of the city, the innerent consequences to its operations,funcionality and habitants. The variety and manifoldness of contexts, morfology and type brought us to study its diferent ways of manifestation, mainly suported by the work of Arq. Cristina Cavaco e the Geographer Álvaro Domingues, aiming to find a category that fully represents its problems and negative influence in the city funcioning. That being said, we set the path of the study to specify and analyse the medium/large scale Infraestructural Voids in the city centres comonly caraterized by being the ruins or leftovers of industrial and railway patrimony. Starting from this more specific fenomenon, we set out to find an aproach that would feel in tune with the patterns and singularities of today´s city´s. From here on formality, norm and the productivist circles of the city, informality and the espontanous processes pontuate and polarize the discussion leading to what we see as a beginning of a teoretical opinion. The peculiar carateristics and variety that we usually find in this type of void, led us to study and analyse actual cases, diferent in their date, location and type, in order to parametrize a matrix/mold that assured an embracing aproach and embodies a set of principles that despite its teorical origine, had validated themselves through a real context aplication. After the mutual understanding of the project location, Amarante Railway Station, we proceded with the inspection of tree referential works that embody the caracteristics of this type of void as well as the duplicity obsolete status/potencial. We set out to join the matrix/mold that resulted of case study´s, with the conclusions of the referential works in order to design a flexible aproach later translated to a pratical aplication in the given location. This work does not aim to offer a bulletproof solution to this problems neither a sugestion of one, it rather offers a different look on the overlap of diverse processes in the urban voids as well as an alternative aproach to them.
Description: Exame público realizado em 3 de Março de 2017, às 18H30.
Dissertação de mestrado em Arquitectura.
URI: http://hdl.handle.net/11067/2965
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULP-FAA] Dissertações

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