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dc.contributor.advisorFernandes, Susana Maria Rodriguespor
dc.contributor.authorPinto, Eduardo José Couto-
dc.date.accessioned2017-02-20T13:04:40Z-
dc.date.available2017-02-20T13:04:40Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2830-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica.por
dc.descriptionExame público realizado em 10 de Fevereiro de 2011 pelas 14h00.por
dc.description.abstractO presente estudo teve por objectivo avaliar o papel do exercício físico no auto-conceito e bem-estar psicológico nos estudantes universitários, bem como, explorar as diferenças de género ao nível do bem-estar psicológico e auto-conceito, explorou-se ainda a relação entre o exercício físico e a energia e a relação entre auto-conceito e bem-estar psicológico. Este trabalho foi realizado numa amostra de estudantes universitários (N= 148), tratando-se de um estudo transversal de carácter descritivo e comparativo. A Hipótese 1 previa que indivíduos que realizem exercício físico apresentem níveis mais elevados de Bem-Estar Psicológico e Auto-conceito. A Hipótese 2 previa diferenças estatisticamente significativas entre o Auto-conceito e Bem-estar psicológico em relação ao género. A Hipótese 1 confirmou-se parcialmente ao serem recolhidas evidências empíricas da correlação entre bem-estar psicológico e exercício físico. Em relação à variável auto-conceito não foi confirmada. A Hipótese 2 confirmou-se parcialmente, no que concerne às diferenças de género de bem-estar psicológico, mas não existiram evidências empíricas para a diferença de género no auto-conceito. Foi realizada uma análise exploratória da qual resultaram dados significativos para o estudo. Duas correlações foram encontradas entre exercício físico e energia e entre o auto-conceito e bem-estar psicológico. No final foram discutidos os resultados, as limitações do estudo e levantadas questões sobre investigações futuras.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to evaluate the role of the exercise on university students self-concept and psychological well-being, as well as explore the gender differences concerning the variables self-concept and psychological well-being. A data exploration was made to evaluate the relationships between variables like exercise, energy, psychological well-being and self. This study was developed with a sample of 148 university students, regarding itâ??s characteristics were a transversal, descriptive and comparative study. Hypothesis 1 predicted that individuals who practice exercise had higher levels of psychological well-being and self-concept. Hypothesis 2 predicted gender differences regarding psychological well-being and self-concept. Hypothesis 1 was partially confirmed regarding the relationship between exercise and psychological well-being, but there weren't empirical evidences regarding self-concept and exercise. An exploratory analysis was made which results in two correlations, one between exercise and energy and another between self-concept and psychological well-being. At the end of the study the data and itâ??s limitations were discussed and was made a brief reflection for further investigation.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectPsicologia clínicapor
dc.subjectPsicologia cognitivapor
dc.subjectTeste psicológico - Escala de avaliação de bem-estar WB Q22por
dc.subjectExercício físicopor
dc.subjectBem estarpor
dc.titleBem-estar psicológico e auto-conceito dos estudantes universitários : o papel do exercício físico /por
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Dissertações

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