Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/282
Title: Inventário para Avaliação da Violência na Escola (IAVE) : construção e validação preliminar
Other Titles: Inventory for the Evaluation of School Violence (IAVE) : preliminary construction and validation
Author: Matos, Filomena Adelaide de
Simões, Helena Ralha
Jesus, Saul Neves de, 1965-
Keywords: Violência na escola
Issue Date: 2012
Citation: Matos, Filomena Adelaide de ; Simões, Helena Ralha ; Jesus, Saul Neves de (2012) - Inventário para Avaliação da Violência na Escola (IAVE) : construção e validação preliminar. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 3:2 (Julho-Dezembro 2012) 277-292.
Abstract: O objetivo do presente estudo é construir e validar um instrumento que permita avaliar a violência entre pares em meio escolar. O instrumento proposto é um inventário de quatro escalas, de seis itens cada, que permite avaliar todos os intervenientes da violência entre pares e ainda o ambiente escolar. A amostra a que recorremos para validar o inventário de escalas é constituída por 210 alunos do 2º e 3º ciclos de Ensino Básico do Concelho de Faro, devidamente autorizados pelos seus pais. Dos resultados, podemos referir que o inventário proposto apresenta características psicométricas válidas e sensíveis.
Description: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 3, n. 2 (Julho-Dezembro 2012). - p. 277-292.
URI: http://hdl.handle.net/11067/282
https://doi.org/10.34628/gkfy-q190
ISSN: 1647-4120
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, v. 03, n. 2 (Julho-Dezembro 2012)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rpca_v3_n2_5_texto.pdfTexto integral250,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
rpca_v3_n2_5_declaracao.pdf
  Restricted Access
Declaração1,21 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.