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dc.contributor.advisorFerreira, Maria de Fátima Lino, 1967-por
dc.contributor.authorPuga, Andreia Cristina Rodrigues, 1986-por
dc.date.accessioned2017-01-31T21:36:50Z-
dc.date.available2017-01-31T21:36:50Z-
dc.date.issued2017-01-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2732-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2013por
dc.descriptionExame público realizado em 29 de Janeiro de 2014por
dc.description.abstractO Restauro de edifícios antigos tem vindo a alcançar uma crescente importância ótica, histórica e construtiva, que simultaneamente, se relaciona com a necessidade de impulsionar a preservação do património arquitetónico. Trata-se, assim, de uma atividade com uma carga potencial bastante interessante para os arquitetos e construtores. No que concerne ao estudo dos edifícios antigos, considera-se um tema que cada vez mais apresenta um interesse crescente, dada a evidente importância que tem vindo a ser atribuída ao Restauro do património construído. Cada vez mais o património engloba, não só edifícios monumentais (palácios, igrejas, conventos),como também, edifícios habitacionais, industriais e comerciais, que ajudam a entender e a representar a forma como, ao longo do tempo, o homem se organizou, viveu e trabalhou. Deste modo, o património construído, contem, em si mesmo, parte da história do homem, história que se pretende preservar, e restaurar, tornando-se a memória que se pretende manter viva com o desenrolar do seculos seguintes. No âmbito do programa da cadeira de projeto do 5º ano de arquitetura do Politécnico Bovisa de Milão, o Lago di Como foi eleito como cenário de possíveis intervenções. O Politeama foi o edifico escolhido para a realização de um espaço cultural, onde o carácter clássico está ligado e marcado fortemente pela presença dos diversos edifícios que se encontram subjacentes, o que permite uma leitura visual, que estimula fortemente a vida e vivencia do local. A presença visual que o edifício estabelece com o envolvente, constitui a principal caraterística para esta intervenção de restauro, contribuindo deste modo, para a escolha da presente dissertação, onde o significado de restauro e de conservação contrasta bem como, entra em oposição com a alteração funcional, absorvido pela alteração interior do edifício. O Restauro, pode ser entendido como a relação intrínseca entre o clássico e o contemporâneo, conduzindo-nos a vários acontecimentos evolutivos da história da arquitetura. Leva-nos a conhecer diversas opiniões, diversas técnicas e diversos materiais para se fazer arquitetura conjugando caraterísticas opostas, e assim, mostra-nos os diversos pragmatismos que tanto o edifício pode vir a sofrer, bem como o próprio arquiteto pode vir a ter. Visto considerar-se um tema bastante opinioso e cada vez, mais importante para a contribuição da história da arquitetura, como um marco crucial para o desenvolvimento das descobertas, Restauro/ Conservação/ Património Cultural, são as palavras-chave utilizadas na realização deste estudo, como as palavras, essenciais para a sua elaboração. É nesta base de pensamento que se irá justificar e apresentar duas obras arquitetónicas, numa tentativa de aproximação, que constituirá o tema da presente dissertação, cuja intenção é limitar, descrever, mas e acima de tudo, comprovar.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArquitectura - Conservação e restauropor
dc.subjectEdifícios hstóricos - Conservação e restauropor
dc.subjectConvento das Bernardas (Tavira, Portugal)por
dc.subjectPoliteama (Como, Itália)por
dc.titleArquitetura e o restauro : analogias arquitetónicas entre o Convento das Bernardas e o Politeama do Lago di Comopor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201615193por
Appears in Collections:[ULL-FAA] Dissertações

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