Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/272
Title: | Ponte pedonal enquanto tema arquitectónico : quatro propostas de identificação de um lugar mediante uma ponte pedonal |
Author: | Tomé, Daniel Filipe Gil, 1979- |
Advisor: | Hipólito, Fernando Manuel Domingues, 1964- Santos, José Maria de Brito Tavares Assis e, 1962- |
Keywords: | Pontes para peões Pontes para peões - Portugal Lugar (Filosofia) na arquitectura |
Issue Date: | 4-Jun-2013 |
Abstract: | O presente trabalho tem por objectivo enquadrar a construção de uma ponte pedonal no domínio da disciplina arquitectónica, procurando enquadrar historicamente o tema a partir de ideias e estratégias arquitectónicas executadas no limite do conhecimento técnico, focando quatro estratégias arquitectónicas de diferentes autores num contexto cultural português até focar concretamente o projecto final de curso, nomeadamente a estratégia adoptada na execução do projecto de uma ponte pedonal em Alcântara, freguesia de Lisboa. Acreditamos que o exercício arquitectónico é feito de soluções técnicas a problemas construtivos, geridos no limite de um conhecimento técnico, mediante a eleição de um sítio e um material a transformar. Deste modo procuramos a possibilidade de inclusão de uma ideia arquitectónica na construção de uma estrutura técnica, na construção de uma ponte pedonal evidenciando a componente técnica e construtiva da disciplina arquitectónica e o contexto cultural que constrói, em detrimento da sua mera representação gráfica. |
Description: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2012 Exame público realizado em 12 de Dezembro de 2012 |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/272 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | [ULL-FAA] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mia_daniel_tome_dissertacao.pdf | Texto integral | 3,05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.