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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Sílvia Maria da Rochapor
dc.contributor.advisorPaiva, Paulopor
dc.contributor.authorGraça, Adriano José Gonçalves-
dc.date.accessioned2017-01-26T12:38:12Z-
dc.date.available2017-01-26T12:38:12Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2696-
dc.descriptionExame público realizado em 1 de Fevereiro de 2016, às 12H00.por
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica.por
dc.description.abstractAo iniciar a atividade neste contexto, o maior desafio foi compreender quais as necessidades desta instituição e do público alvo. A riqueza e diversidade a nível cultural, exigiram a adaptação à cultura característica da própria instituição, revelando-se um desafio responder com rigor cientifico e segundo as normas éticas e deontológicas a todos os casos e situações que foram surgindo ao longo do percurso. O caráter não formal do contexto foi um elemento facilitador deste processo adaptativo, ao permitir a construção de uma relação sólida com os alunos, bem como uma imersão no seu “mundo”, mais concretamente nos seus interesses, preocupações, medos, objetivos e expetativas. Tudo isto foi fruto de um projeto sólido e bem estruturado, que facilita a ação de todos os departamentos junto dos alunos, sobretudo para o psicólogo estagiário, que tem a oportunidade de conviver e interagir diariamente com os alunos. Atualmente, os comportamentos de risco estão cada vez mais presentes no quotidiano das crianças e adolescentes, pelo que se torna cada vez mais importante a ocupação dos tempos livres em lugares que proporcionem algum tipo de formação ou educação, quer a nível social, desportivo, ou de outras atividades, como forma de promover interesses e atividades saudáveis, com componentes sócio educativos e que afastem os participantes o mais possível de comportamentos e situações de risco. Na Dragon Force e em particular no Espaço Aberto, o trabalho desenvolvido ao longo do ano tem uma grande componente sócio educativa e sobretudo de promoção e desenovolvimento de competências de vida. Estas competências de vida são as ferramentas que vão permitir a correta adaptação dos alunos ao meio e às situações do quotidiano que exigem respostas e comportamentos adequados e ajustados. Também a própria prática desportiva é um excelente meio para o desenvolvimento de competências. “Uma das possibilidades de potencializar os efeitos positivos da prática desportiva remete para a aquisição de novas competências, sejam elas ao nível físico, psicológico ou pessoal. Por outro lado, se estas competência aprendidas no desporto puderem ser transferidas para outros contextos de vida, o valor da experiência desportiva pode ter vantagens muito mais significativas.” (Gomes, Ramalho & Dias, 2010, p.1977-1978).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectPsicologia clínicapor
dc.subjectExercício físicopor
dc.subjectAspectos Psicológicospor
dc.subjectAvaliação psicológicapor
dc.subjectConsulta psicológicapor
dc.subjectIntervenção psicológicapor
dc.subjectOrientação escolar e vocacionalpor
dc.titleO espaço aberto na promoção e desenvolvimento de competências de vidapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.identifier.tid201180065-
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Relatórios

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