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dc.contributor.advisorOliveira, Joana Serra depor
dc.contributor.advisorFerreira, Mafaldapor
dc.contributor.authorSilva, Helena Maria Resende Costa da-
dc.date.accessioned2017-01-06T15:26:34Z-
dc.date.available2017-01-06T15:26:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2605-
dc.descriptionExame público realizado em 27 de Julho 2016, às 16h00.por
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica.por
dc.description.abstractO relatório apresentado reflete um percurso de aprendizagem de 5 anos correspondentes à licenciatura e ao mestrado. Com o findar de mais uma etapa académica, o estágio é uma parte fundamental pois permite aplicar todos os conhecimentos aprendidos ao longo destes anos de formação, fornecendo assim mais uma etapa de evolução pessoal e profissional. É fundamental realçar que o papel do psicólogo clínico é vasto e que, por este motivo, é importante que o seu papel seja sempre adaptado ao contexto onde trabalha, visando sempre a prevenção, a promoção das competências individuais de cada um, e procurando sempre ter uma visão colaborativa. Em resumo, antes de qualquer intervenção, o psicólogo clínico deve considerar sempre e em primeiro lugar as necessidades da instituição onde está inserido e respeitando sempre a individualidade de cada sujeito que se encontra inserido na mesma instituição. O estágio teve o seu início em outubro de 2015 e o seu término em julho de 2016, perfazendo neste período as 900 horas requeridas pela instituição de ensino. No que se refere à estrutura do relatório, apresenta-se, em primeiro lugar, a caracterização da instituição e o papel do psicólogo clínico na mesma. Depois, são descritas as atividades realizadas ao longo do estágio e as respetivas intervenções, assim como se descreve o grupo a que se destinou. Assim, de início, apresenta-se a proposta referente à promoção das competências individuais e sociais e o programa selecionado para a realização da intervenção, “Crescer a Brincar” e as suas respetivas sessões. É importante mencionar que o programa “Crescer a Brincar” é da autoria do autor Paulo Moreira, que serviu de referência para a intervenção da promoção das competências individuais e sociais e as 15 sessões foram aplicadas seguindo os objetivos e manuais criados pelo mesmo autor, sendo por isso utilizadas as histórias que incorporam o manual, assim como respeitado o nome das personagens das histórias. Em seguida é apresentada a intervenção realizada no âmbito da promoção e avaliação das competências pré-leitoras, baseadas no programa “A Ler Vamos”, que tem o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos. Nesta segunda intervenção foi realizada uma avaliação individual de cada criança, tendo como objetivo ter uma visão das competências de cada um de modo a planear a intervenção que se seguiu à avaliação. Por fim, o relatório é finalizado com uma reflexão sobre as duas intervenções e com a conclusão onde consta um resumo do processo de estágio assim como uma breve reflexão sobre o mesmo.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectPsicologia clínicapor
dc.subjectIntervenção psicológicapor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.titlePromoção de competências em contexto pré-escolarpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.identifier.tid201240580-
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Relatórios

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