Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/2587
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Sílvia Maria da Rocha | - |
dc.contributor.author | Castro, Inês Maria Barreira Pires Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-02T15:26:15Z | - |
dc.date.available | 2016-09-02T15:26:15Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/2587 | - |
dc.description | Exame público realizado em 19 de Outubro de 2015, 16h30. | por |
dc.description | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica. | por |
dc.description.abstract | Com o presente relatório pretende-se apresentar o trabalho desenvolvido durante a realização do estágio efetuado em contexto escolar no âmbito do Mestrado Integrado em Psicologia Clínica da Universidade Lusíada do Porto. O referido estágio decorreu no período de um ano tendo, sido efetuado no Agrupamento Escolar Doutor Leonardo Coimbra Filho. Durante o referido período foram desenvolvidas atividades de apoio diversificadas com alunos de diversas faixas etárias em colaboração com a Psicóloga deste agrupamento escolar. As situações intervencionadas incluíram nomeadamente dificuldades de aprendizagem, dificuldades de adaptação, baixa autoestima, hiperatividade e défice de atenção, imaturidade, todas elas com repercussões no desempenho escolar dos alunos afetados. Cumulativamente estas situações foram também frequentemente encontradas nos alunos com falta de motivação para as atividades escolares. O presente relatório apresenta ainda o trabalho desenvolvido durante as consultas efetuadas com os alunos, as conclusões de reuniões com os encarregados de educação dos alunos sobre o tipo de problemas que os alunos evidenciam no agrupamento escolar como a pouca motivação na envolvência dos seus estudos. Nestas reuniões abordou-se também a questão da baixa auto estima que alguns alunos apresentavam, o que por sua vez prejudicava a sua aprendizagem. O défice de atenção e hiperatividade foram dois dos temas que se abordaram nas reuniões, por serem outros dos problemas recorrentes neste agrupamento escolar que prejudicavam o rendimento académico dos alunos. A imaturidade era outros dos problemas evidentes neste contexto de estágio representando um obstáculo à aprendizagem de muitos alunos na medida em que estes não demonstravam intenção de efetuar uma aprendizagem correta. No decorrer da avaliação dos alunos foram efetuados testes psicológicos para determinar concisamente os problemas evidenciados e por sua vez proceder à respetiva intervenção. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | closedAccess | por |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.subject | Psicologia clínica | por |
dc.subject | Avaliação psicológica | por |
dc.subject | Consulta psicológica | por |
dc.title | Bullying na escola | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Porto | por |
dc.identifier.tid | 201183528 | - |
Appears in Collections: | [ULP-IPCE] Relatórios |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatorio de estagio.pdf Restricted Access | Relatório de Estágio | 8,78 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.