Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/2491
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinheiro, Ricardo Nuno Futre, 1977-por
dc.contributor.advisorLopes, Rui Miguel Cabral, 1969-por
dc.contributor.authorMacedo, Ana Maria Martins van Zeller de, 1980-por
dc.date.accessioned2016-06-23T14:09:23Z-
dc.date.available2016-06-23T14:09:23Z-
dc.date.issued2016-06-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2491-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015por
dc.descriptionExame público realizado em 20 de Junho de 2016por
dc.description.abstractO propósito deste estudo foi examinar o papel da audição de gravações de música na aula de instrumento, no processo de aprendizagem da flauta transversal, em três estudos de caso, enquadrados no segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico Articulado de duas escolas situadas, uma em Lisboa e outra em Torres Vedras. Considerando a falta de exposição musical significativa uma das principais causas de insucesso na aprendizagem musical, propus a integração de exercícios de escuta musical na aula de flauta de três alunas. Com uma selecção de 13 pequenas peças de música erudita reproduzidas em formato áudio, acompanhadas de uma ficha de trabalho a ser preenchida aquando da audição, a elaboração da ficha de trabalho visou guiar a atenção do aluno ouvinte para diversos parâmetros musicais, de forma a promover consciencialização e familiaridade com os mesmos. O objectivo deste exercício foi a sensibilização e discriminação auditivas para uma posterior integração na performance musical, como auxílio de interpretação da notação musical. Através de um método qualitativo, a prestação das três alunas nas fichas de trabalho e na execução musical no decorrer das aulas foi monitorizada e registada durante seis meses. Com a informação suplementar de entrevistas e questionários no início, no meio e após a finalização do estudo, pôde-se observar que o parâmetro percepcionado por estas alunas nos exercícios de audição dos trechos musicais que teve maior expressão na performance das três alunas foram as dinâmicas, seguido de um aumento de capacidade de percepção e de reacção a uma segunda voz na performance em duo. Foi também observada uma atitude de maior abertura e predisposição às sugestões musicais e recomendações da professora na aula. e todas as alunas afirmaram ter enriquecido, de alguma forma, a sua percepção musical.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFlauta - Instrução e estudopor
dc.subjectFlauta - Métodospor
dc.subjectFlauta - Estudos e exercíciospor
dc.titleO papel da audição de música na aula gravada no processo de aprendizagem da flauta transversal : três estudos de caso enquadrados no 2.º e 3.º ciclos do ensino básicopor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201201038por
Appears in Collections:[ULL-FCHS] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mem_ana_macedo_dissertacao.pdfDissertação794,25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.