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http://hdl.handle.net/11067/247
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DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Braizinha, Joaquim José Ferrão de Oliveira, 1944- | por |
dc.contributor.advisor | Costa, Jorge Virgílio Rodrigues Mealha da, 1960- | por |
dc.contributor.author | Lourenço, Diogo André Rodrigues, 1986- | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-09T12:50:44Z | - |
dc.date.available | 2013-04-09T12:50:44Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/247 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2012 | por |
dc.description | Exame público realizado em 20 de Março de 2013 | por |
dc.description.abstract | As relações entre a cidade e o rio, através dos espaços portuários, são uma constante na evolução urbana nos diversos contextos culturais e históricos. As questões apresentadas na presente dissertação abordam a relação cidade-rio e os problemas que a afetam. O principal objetivo é a definição de uma estratégia de intervenção a nível urbano que melhore essa relação, assim como a definição do papel dos equipamentos públicos culturais como elementos centrais de regeneração do espaço e conexão. Para melhor compreender as relações cidade-rio, apresenta-se uma pesquisa de âmbito teórico, onde o estudo da frente ribeirinha e a evolução do papel dos portos, até às suas atuais configurações, são elementos fundamentais. Desenvolveu-se uma pesquisa e análise de três casos de estudo relacionados com a recuperação de frentes ribeirinhas: Barcelona, Veneza, Amesterdão e Lisboa. Concluiu-se que existe uma tendência em reservar estas zonas para espaço público, com uma função cultural bem patente, Da análise destes projetos, constata-se que os equipamentos culturais com espaços públicos elevados têm resultados muito positivos na ligação cidade – frente ribeirinha e propiciam o aumento de fluxos de utentes no espaço público da frente de água. Para perceber a situação de Lisboa, foi feita uma pesquisa histórica e avaliou-se o problema da barreira existente que separa a cidade do Tejo; ao mesmo tempo, ao analisar a malha urbana, constatou-se a existência de vazios urbanos adjacentes à dita barreira. Por fim, propõe-se uma estratégia urbana baseada numa intervenção nos vazios existentes. Neste caso, um equipamento associado ao espaço público funcionará como elemento fundamental no sistema de ligações da Frente Ribeirinha. | por |
dc.language.iso | other | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Frentes marítimas | por |
dc.subject | Portos | por |
dc.subject | Arquitectura e água | por |
dc.title | Cidades de água : relação entre a cidade e a frente ribeirinha | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201730952 | por |
Appears in Collections: | [ULL-FAA] Dissertações |
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