Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/242
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Soares, Maria João dos Reis Moreira, 1964- | por |
dc.contributor.author | Henriques, Susana Maria Tavares dos Santos, 1970- | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-04T16:12:44Z | - |
dc.date.available | 2013-03-04T16:12:44Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/242 | - |
dc.description | Doutoramento em Arquitectura | por |
dc.description | Exame público realizado em 12 de Dezembro de 2012 | por |
dc.description.abstract | A presente investigação para elaboração de tese de doutoramento, tem como objectivo estudar a influência do cinema Europeu, na arquitectura Europeia no início do século XX, entre os anos 10 e 30. Ao nível espacial, formal, conceptual, técnico e social, a arquitectura vive a entrada do século XX em grande transformação. Inerente à sua própria condição, é indiscutível a relação da arquitectura com as grandes revoluções do século XIX e início do século XX. Se por um lado, o início do século XX mostra a arquitectura como uma arte consolidada sempre em expansão e evolução, por outro, mostra o cinema como uma arte emergente. Na passagem do século XIX para o século XX o cinema ainda embrionário, demonstra, primordialmente, o modo como o movimento expresso pela imagem na tela cria emoções. A entrada no século XX vai conduzir, no entanto, o realizador à procura de uma narrativa - numa articulação entre a forma e o conteúdo. Abre-se um universo de possibilidades na afirmação de uma identidade e conceptualização próprias do cinema. Deste modo, o cinema afasta-se da representação teatral e constrói o seu próprio percurso. O universo da arquitectura do início do século XX é pautado principalmente por reformulações conceptuais e técnicas, que se traduzem espacial e formalmente na sua concretização. Os arquitectos, atentos às sucessivas transformações da sociedade, em que se inserem, reformulam noções, ideais e conceitos estabelecendo o rumo para uma nova arquitectura. No sentido de focar a investigação procuraram-se obras de arquitectura que, durante a pesquisa, se elegeram como exemplos dessa influência. Villa Noailles, de Robert Mallet-Stevens, Villa Savoye, de Le Corbusier e Villa Müller, de Adolf Loos, foram eleitas como casos de estudo. Na análise in loco das obras arquitectónicas eleitas, estabeleceram-se relações com: o visionamento de filmes emblemáticos – relacionados directamente com as obras acima mencionadas –; leituras de obras bibliográficas de referência e de textos escritos por arquitectos da época – nomeadamente os arquitectos autores das obras acima referidas. É este olhar sobre a arquitectura e a influência do cinema que este estudo visa testemunhar. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Cinema e arquitectura - Europa - Século 20 | por |
dc.subject | Cinema - Cenários | por |
dc.subject | Arquitectura europeia - Século | por |
dc.title | A influência do cinema na arquitectura europeia: dos anos 10 aos anos 30 do século XX | por |
dc.type | doctoralThesis | por |
Appears in Collections: | [ULL-FAA] Teses |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
da_susana_henriques_tese1.pdf | Dissertação | 1,7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.