Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/2311
Title: Turismo médico em Portugal : análise de viabilidade do desenvolvimento de um operador turístico
Author: Pereira, Joana Santos Brilha, 1990-
Antão, Mário Alexandre Guerreiro, 1965-
Keywords: Turismo médico - Portugal
Turismo médico - Planeamento - Portugal
Turismo - Portugal
Issue Date: 2016
Abstract: Este estudo visa um dos sectores de atividade económica mais importantes para Portugal; a indústria turística. Propõe incidir a sua análise sobre o conceito de Turismo Médico, através da análise da viabilidade da criação de um operador turístico especializado, não esquecendo a importância dos demais factores para o aparecimento e desenvolvimento do Turismo Médico em Portugal. Pretende-se compreender de que forma Portugal poderá ser considerado destino de saúde e quais as suas potencialidades. O Turismo Médico surge assim como elemento estratégico para o sector do turismo em Portugal, aproveitando as novas tendências de consumo manifestadas nesta área por potenciais clientes em todo o mundo. A questão essencial desta estudo pretende analisar o posicionamento estratégico que Portugal deverá adoptar para se tornar um destino de Turismo de Saúde e Bem-Estar na vertente de Turismo Médico e quais serão os fatores diferenciadores que Portugal pode apresentar para enfrentar o mercado e ganhar o referido posicionamento. No documento caracteriza-se o fenómeno do Turismo de Saúde e Bem-Estar, fazendo uma análise daquela que é a oferta e a procura deste segmento de mercado, estabelecendo uma comparação entre os vários “players” mundiais e determinando a dimensão deste mercado no mundo. Tendo em conta os resultados obtidos, os inquéritos e as entrevistas realizadas no âmbito deste estudo, conclui-se que Portugal tem potencialidades para se afirmar neste subsector, necessitando apenas de criar uma imagem forte e consolidada como destino de saúde e uma oferta integrada de serviços inovadores e diferenciadores que lhe permitam ser competitivo e conquistar quota de mercado.
Description: Lusíada. Economia & Empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 20 (2016). - p. 61-79
URI: http://hdl.handle.net/11067/2311
https://doi.org/10.34628/dg1a-mh37
ISSN: 1645-6750
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-FCEE] LEE, n. 20 (2016)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEE_20_3.pdf310,23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.