Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/2278
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Manoel, Bernardo de Orey, 1969- | por |
dc.contributor.author | Pimpão, Tiago Manuel Gonçalves, 1989- | por |
dc.date.accessioned | 2016-04-29T14:53:37Z | - |
dc.date.available | 2016-04-29T14:53:37Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/2278 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015 | por |
dc.description | Exame público realizado em 24 de Junho de 2015 | por |
dc.description.abstract | A presente dissertação aborda o tema de como a arquitectura se relaciona com o mundo automóvel, tendo como objectivo principal comparar e identificar dois processos criativos que dão origem a duas necessidades humanas. Procuramos simultaneamente um paralelismo entre a relação da morfologia dum automóvel com a concepção arquitectónica em periodos de tempo similares. A primeira parte deste trabalho explora como a arquitectura se relaciona com a produção, a indústria e a máquina nas duas áreas apresentando umas breves notas históricas seguidas por outros aspectos e influências na arquitectura ao mesmo tempo da evolução do design automóvel, confrontando as duas áreas neste periodo de tempo e como o automóvel manifesta contaminações na Arquitectura. Na segunda parte apresentam-se 3 casos de estudo que sustentam este tema, casos de como a arquitectura interage com o automóvel apresentando projectos de arquitectura que se relacionam com o automóvel sendo designados como contentores de automóveis, o seu reflexo define como o automóvel gera espaço. Por último, para terminar apresentamos o trabalho académico da Unidade Curricular de Projecto III que consistiu no desenvolvimento de um Centro Cultural de apoio ao sem abrigo, em Lisboa, procurando aí estabelecer e identificar algumas das questões anteriormente abordadas nomeadamente o aspecto do conceito adoptado que se baseou na produção em série. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Arquitectura - Projectos e plantas | por |
dc.subject | Automóveis - Projectos e construção | por |
dc.title | Relações e contaminações entre o design automóvel e a arquitectura | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201204711 | por |
Appears in Collections: | [ULL-FAA] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mia_tiago_pimpao_dissertacao.pdf | Dissertação | 12,79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.