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dc.contributor.advisorHipólito, Fernando Manuel Domingues, 1964-por
dc.contributor.advisorSantos, Joaquim Marcelino da Conceição dos, 1961-por
dc.contributor.authorBencheci, Natalia, 1988--
dc.date.accessioned2013-01-14T16:55:18Z-
dc.date.available2013-01-14T16:55:18Z-
dc.date.issued2013-01-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/225-
dc.descriptionMestrado integrado em Arquitecturapor
dc.descriptionExame público realizado em 12 de Dezembro de 2012por
dc.description.abstractA presente dissertação nasce de uma vontade de assimilar questões base da arquitectura. Como experienciamos a arquitectura e como se gera o pensamento criativo a partir destas experiências particulares. A experiência estética torna-se fundamental na medida em que, a partir desta, por via da percepção, apreendemos a arquitectura e o próprio mundo, sensitivamente. A consciência sobre estas experiências sensoriais leva-nos a habitar verdadeiramente a arquitectura. Os acontecimentos relativizam-se em função das características de um indivíduo que, através do seu corpo, experiencia e gera conhecimento que se deposita na memória que já é uma verdadeira experiência existencial da mente-corpo-mundo, uma verdadeira operação de conhecimento que se move para a consciência que o acto criativo exprime de forma específica e precisa. O papel da memória torna-se imprescindível no acto da experiência, dando continuidade ao conhecimento já adquirido anteriormente; mas torna-se fundamental no processo criativo de projecto de arquitectura. Este processo tem a sua génese na complexidade de relações que a nossa mente, o nosso corpo e o mundo, onde exercem a sua actividade, estabelece entre as experiências acumuladas na nossa memória. A partir destas, o nosso imaginário torna-se capaz de criar novas combinações possíveis porque já se constituiu no sujeito, já se enraizou na actividade da mente-corpo-mundo. Assim, apela-se à importância da qualidade e, igualmente, da quantidade e da dimensão das nossa experiências estéticas. É fundamental alimentar, constantemente, a nossa memória com elementos essenciais para que o acto criativo se desenvolva no seu mais complexo e criativo estado.por
dc.language.isootherpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArquitectura - Estéticapor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectPercepçãopor
dc.titleDa experiência estética ao processo criativo na arquitecturapor
dc.typemasterThesispor
Appears in Collections:[ULL-FAA] Dissertações

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