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http://hdl.handle.net/11067/225
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Hipólito, Fernando Manuel Domingues, 1964- | por |
dc.contributor.advisor | Santos, Joaquim Marcelino da Conceição dos, 1961- | por |
dc.contributor.author | Bencheci, Natalia, 1988- | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-14T16:55:18Z | - |
dc.date.available | 2013-01-14T16:55:18Z | - |
dc.date.issued | 2013-01-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/225 | - |
dc.description | Mestrado integrado em Arquitectura | por |
dc.description | Exame público realizado em 12 de Dezembro de 2012 | por |
dc.description.abstract | A presente dissertação nasce de uma vontade de assimilar questões base da arquitectura. Como experienciamos a arquitectura e como se gera o pensamento criativo a partir destas experiências particulares. A experiência estética torna-se fundamental na medida em que, a partir desta, por via da percepção, apreendemos a arquitectura e o próprio mundo, sensitivamente. A consciência sobre estas experiências sensoriais leva-nos a habitar verdadeiramente a arquitectura. Os acontecimentos relativizam-se em função das características de um indivíduo que, através do seu corpo, experiencia e gera conhecimento que se deposita na memória que já é uma verdadeira experiência existencial da mente-corpo-mundo, uma verdadeira operação de conhecimento que se move para a consciência que o acto criativo exprime de forma específica e precisa. O papel da memória torna-se imprescindível no acto da experiência, dando continuidade ao conhecimento já adquirido anteriormente; mas torna-se fundamental no processo criativo de projecto de arquitectura. Este processo tem a sua génese na complexidade de relações que a nossa mente, o nosso corpo e o mundo, onde exercem a sua actividade, estabelece entre as experiências acumuladas na nossa memória. A partir destas, o nosso imaginário torna-se capaz de criar novas combinações possíveis porque já se constituiu no sujeito, já se enraizou na actividade da mente-corpo-mundo. Assim, apela-se à importância da qualidade e, igualmente, da quantidade e da dimensão das nossa experiências estéticas. É fundamental alimentar, constantemente, a nossa memória com elementos essenciais para que o acto criativo se desenvolva no seu mais complexo e criativo estado. | por |
dc.language.iso | other | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Arquitectura - Estética | por |
dc.subject | Criatividade | por |
dc.subject | Percepção | por |
dc.title | Da experiência estética ao processo criativo na arquitectura | por |
dc.type | masterThesis | por |
Appears in Collections: | [ULL-FAA] Dissertações |
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