Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/2245
Title: Um psicólogo num centro comunitário
Author: Ferreira, Randdy Rúben Correia
Advisor: Pires, Ana Meireles Sousa
Ribeiro, Liliana Isabel Oliveira
Keywords: Psicologia
Psicologia clínica
Issue Date: 2011
Abstract: O primeiro capítulo é atravessado pela fundamentação teórica do relatório de estágio, onde são exploradas teorias, conceitos e resultados de investigaçóes importantes para a intervenção realizada pelo Centro Comunitário de Mafamude (CCM). O segundo capítulo vai adentro do CCM, descrevendo a instituição, as principais funções dos psicólogos, como são traduzidas estas funções em actividades e o seu modelo de intervir. Os terceiro, quarto, quinto, sexto e sétimo capítulos abrem o relatório à exploração das actividades específicas desenvolvidas durante o período de estágio. O Programa de Integração na Escola, com o objectivo de facilitar a integração das crianças na entrada para a escola (terceiro capítulo); o Programa de Transição, que procura facilitar a transição para o 2° ciclo, reduzindo os níveis de ansiedade associados à transição e mudança de escola (quarto capítulo); o Clube de País, que promove o diálogo, o questionamento e a reflexão através da partilha de experiências entre cuidadores (quinto capítulo); o Grupo de Desenvolvimento com Idosas, destinado à aprendizagem experiencial de padrões de comportamento alternativos (sexto capítulo); e, por último, um relatório clínico com a descrição de um caso de psicoterapia (sétimo capítulo). O oitavo capítulo reflecte em torno do estágio, olhando para as funções desempenhadas, as actividades, o modelo de intervenção, mas sobretudo as aprendizagens conseguidas e o contributo destas para o desenvolvimento do estagiário enquanto psicólogo.
The first chapter is crossed by the theoretical basis for the probation report, which are explored theories, concepts and research results relevant to the intervention made â??â??by Mafamude Community Center (JCC). The second chapter goes inside the MCC, describing the institution, the main functions of psychologists, as these functions are translated into activities and its model of intervention. The third, fourth, fifth, sixth and seventh chapters open the report to explore the specific activities undertaken during the training period. The Integration Program at the School, in order to facilitate the integration of children on entry to school (third chapter), the Transition Program, which seeks to facilitate the transition to the 2nd cycle, reducing anxiety levels associated with the transition and change of school (fourth chapter), the Country Club, which promotes dialogue, questioning and reflection through the sharing of experiences among caregivers (fifth chapter), the Development Group with the elderly, for the experiential learning of behavior patterns alternative (chapter six) and, finally, a clinical report describing a case of psychotherapy (seventh chapter). The eighth chapter reflects around the stage, looking at the tasks, activities, the intervention model, but rather the learning achieved and the contribution to the development of these as a trainee psychologist.
Description: Relatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica.
Exame público realizado em 27 de Janeiro de 2011.
URI: http://hdl.handle.net/11067/2245
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatorio de estagio.pdf
  Restricted Access
Relatório de Estágio27,47 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.