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Title: Personalidade e bem-estar subjectivo em adolescentes em diferentes estádios de mudança do rendimento académico : (modelo transteórico)
Author: Faria, Vânia Patrícia Sá
Advisor: Moreira, Paulo Alexandre Soares
Keywords: Psicologia
Psicologia clínica
Avaliação da Personalidade
Vida cognitiva
Psicometria
Teste psicológico : Inventário de Estádios de Mudança de Desempenho Académico (IEMDA)
Issue Date: 2012
Abstract: A concepção do funcionamento das crianças e jovens em termos de trajectórias favorece uma abordagem mais sistematizada de promoção de resultados positivos e a prevenção de resultados negativos a vários níveis. Apesar da relevância dos modelos de mudança por estádios e do modelo Transteórico da mudança na compreensão do processo de mudança em vários tipos de comportamentos, a compreensão da mudança de trajectórias académicas em termos de estádios tem sido pouco explorada. A personalidade e o bem-estar subjectivo são dois constructos que desempenham um papel fundamental nas trajectórias desenvolvimentais de crianças e adolescentes. O objectivo deste estudo foi avaliar a personalidade e bem-estar subjectivo em adolescentes em diferentes estádios de mudança de rendimento académico. Participaram neste estudo 343 alunos (197 do sexo feminino e 146 do sexo masculino) que frequentavam 10°, 110 e 12° ano. A personalidade foi avaliada através da versão portuguesa do Inventário de Temperamento e Carácter Júnior (JTCI) (Luby et al, 1999). O bem-estar subjectivo foi avaliado através de quatro escalas: Escala Breve de Satisfação com a Vida (Huebner, 1997), Escala Breve de Satisfação com o Suporte Social (Gaspar, Ribeiro, Leal, Matos & Ferreira, 2009), Escala de Tonalidade Emocional (Watson, Clark, & Teliegen, 1998) e KIDSCREN 10 (Ravens-Sieberer & European KIDSCREEN Group, 2005). Os estádios de mudança do desempenho académico foram avaliados através do Inventário de Estádios de Mudança de Desempenho Académico (IEMDA) (Moreira & Moreira, 2011). Os resultados revelaram que os adolescentes em diferentes estádios de mudança de rendimento académico se distinguem entre si ao nível das dimensões de personalidade nos diferentes estádios de mudança do rendimento académico, mas não ao nível do bem-estar subjectivo.
Abstract: The design of the functioning of children and young people’s trajectories favors a more systematic approach to promoting positive and preventing negative outcomes at various levels. Despite the relevance of change models in stages and the Transtheoretical model of change in understanding the process of change in various types of behaviors, understanding the academic trajectories of change in terms of stages has been little explored. Personality and subjective well-being are two constructs that play a key role in the developmental trajectories of children and adolescents. The aim of this study was to evaluate the personality and subjective well-being in adolescents at different stages of change in academic performance. 343 students participated in this study (197 females and 146 males) attending the 10th, 11th and 12th grades. Personality was assessed using the Portuguese version of the Temperament and Character Inventory Junior (JTCI) (Luby et al, 1999). The subjective well-being was assessed using four scales: Escala Breve de Satisfação com a Vida (Huebner, 1997), Escala Breve de Satisfação com o Suporte Social (Gaspar, Ribeiro, Leal, Matos & Ferreira, 2009), Escala de Tonalidade Emocional (Rocha & Moreira, 2010) e KJDSCREN 10 (Ravens-Sieberer & Buropean KIDSCREEN Group, 2005). The stages of change in academic performance were assessed using the Inventário de Estádios de Mudança de Desempenho Académico (IEMDA) (Moreira & Moreira, 2011). The results showed that adolescents in different stages of change in academic performance are distinguishable in terms of personality dimensions at various stages of change in academic performance, but not at the level of subjective well-being.
Description: Exame público realizado em 31 de Maio de 2012.
URI: http://hdl.handle.net/11067/2216
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Dissertações

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