Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/2207
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pires, Ana Meireles Sousa | - |
dc.contributor.advisor | Leal, Paula | - |
dc.contributor.author | Cruz, Mery Cristina Borges da | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-20T12:31:31Z | - |
dc.date.available | 2016-04-20T12:31:31Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/2207 | - |
dc.description | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica. | por |
dc.description | Exame público realizado em 07 de Janeiro de 2014. | por |
dc.description.abstract | O presente relatório tem como objetivo expor, uma visão geral do percurso e do trabalho realizado ao longo do estágio curricular do Mestrado cm Psicologia Clínica da Universidade Lusíada do Porto, realizado na Comunidade de Inserção Engenheiro Paulo Vallada. O estágio curricular teve inicio no dia 9 de Outubro de 2012 e foi dado como concluído ao fim de 921 horas, no dia 26 de Julho de 2013. A Comunidade de inserção Eng.° Paulo Vallada é um equipamento social da Fundação da Juventude, localizado na Rua da Vitória n° 107, na zona histórica do Porto, tendo aberto as suas portas cm Setembro de 2007. Tem como objetivos contribuir para a progressiva inserção social de jovens mães, através de diversas ações, desenvolvidas com base nas suas necessidades concretas. São jovens grávidas ou com filhos recém-nascidos, com idades compreendidas entre os 12 e os 21 anos, cm situações de risco, decorrentes de abandono, maus-tratos, negligências ou outros fatores. O período de acolhimento é determinado caso a caso, tendo em conta a situação e as necessidades da jovem e seu filho. Durante a estadia, a equipa (após avaliação da situação) e cm colaboração com a jovem, elabora um plano de intervenção que é constituído por um conjunto de ações relacionadas com o restabelecimento do equilíbrio emocional e psicológico da jovem e do filho, destinadas a promover a sua autonomia e a gradual inserção familiar, escolar e social. O fenómeno presente neste contexto institucional é a vivência da maternidade (não planeada e por vezes no desejada), que acontece durante uma fase do desenvolvimento humano, por sua natureza, turbulento e de grande tensão emocional que é a adolescência. De braço dado com este acontecimento de vida não normativo, está uma realidade que pode constituir-se como uma situação de “extrema privação social” (Bos et al., 2011 cit in Neves, 2012), pois frequentemente priva as crianças e jovens de interações recíprocas com cuidadores estáveis: falamos da Institucionalização. Para melhor compreendermos o papel do Psicólogo neste contexto e, os desafios que se colocam à intervenção com estas jovens mães, serão abordadas questões que se prendem com a adolescência, a maternidade e a institucionalização. Numa primeira parte corno pesquisa cientifica e, posteriormente, integrando o conhecimento que advém da revisão da literatura com o da realidade que se vive na Comunidade de Inserção, palco do nosso estágio. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | por |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.subject | Psicologia clínica | por |
dc.subject | Intervenção psicológica | por |
dc.subject | Adolescentes | por |
dc.subject | Maternidade | por |
dc.subject | Institucionalização | por |
dc.title | Da adolescência à maternidade | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Porto | por |
dc.identifier.tid | 201231026 | - |
dc.date.embargo | 2020-01-05 | - |
Appears in Collections: | [ULP-IPCE] Relatórios |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatorio de estagio.pdf Restricted Access | Relatório de Estágio | 2,27 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.