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http://hdl.handle.net/11067/2201
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Santos, Joaquim Marcelino dos, 1961- | por |
dc.contributor.author | Correia, Cristina Maria Arrais, 1967- | por |
dc.date.accessioned | 2016-04-19T12:35:04Z | - |
dc.date.available | 2016-04-19T12:35:04Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/2201 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015 | por |
dc.description | Exame público realizado em 15 de Abril de 2016 | por |
dc.description.abstract | Os caminhos que nos levam ao Desconstrutivismo e à Obra de Frank Gehry conduzem-nos através de um percurso, que nos transporta desde a Natureza ao Indivíduo, ao racional e ao subjetivo, que se expressam na Arte e na Arquitetura. A criatividade tem início no indivíduo, Ser racional e emotivo, e revelando-se no mundo fora dele, através da arte e da arquitetura, que configuram uma manifestação existencial, espiritual. Faz-se convergir a Arquitetura Moderna na arquitetura desconstrutivista de Frank Gehry. Parte-se da pintura, da escultura e da arquitetura onde surgem outros artistas e arquitetos e tomam-se aspetos que se entendem ser fundamentais e esclarecedores do processo livre de criação artística. E enfatizam-se aspetos construtivos e expressivos de diferentes obras, que se relacionam com o racional e com o sensível. Acredita-se que através da liberdade, que se revelou na Era Iluminista e que foi sendo desenvolvida, construída, se formou uma visão crítica, que deu origem ao modo de pensar, Moderno e Pós-Moderno e que proporcionou o aparecimento de uma arquitetura como a de Gehry. Mas a consolidação da cultura artística e arquitetónica desenvolveu-se através de um processo de autoconsciência, que reflete a herança histórica nas artes, na ciência e na tecnologia através das quais o Homem estende o seu corpo, os seus sentidos e amplia a sua ação de transformação sobre o mundo. E esta consolidação afirma-se, também, a partir de um processo onde o Homem e a Natureza são objeto da pesquisa artística e da pesquisa científica e, assim, estabelece-se uma ponte do Iluminismo para a contemporaneidade. Da Natureza surge a matéria-prima da Arte, a imagem que se vê, que se sente, que se analisa, conjugada com os materiais, e ambos se transformam ao ponto de se tornarem artificiais. Mas, em última instância, há uma poética, que gere tudo. A Arte pode ser entendida como uma transfiguração da Natureza através do Artista. Mas esta Natureza inclui a Natureza Humana no seio de um processo de autoconsciência, que se expressa através da liberdade criativa, que se consolida no Objeto de Arte. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Desconstrutivismo (Arquitectura) | por |
dc.subject | Criação (Literária, artística, etc.) | por |
dc.subject | Gehry, Frank, 1929- - - Crítica e interpretação | por |
dc.title | Construção-desconstrução : o culminar de um processo de criação artística | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201132400 | por |
Aparece nas colecções: | [ULL-FAA] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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mia_cristina_correia_dissertacao.pdf | Dissertação | 3,09 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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