Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/2195
Title: | Atuação do psicólogo em contexto escolar |
Author: | Adegas, Daniela Vanessa Ribeiro |
Advisor: | Oliveira, Joana Serra de Veríssimo, Ana Cristina |
Keywords: | Psicologia Psicologia da Educação Vida Escolar Avaliação psicológica Consulta psicológica Necessidades Educativas Especiais Trissomia 21 |
Issue Date: | 19-Jun-2013 |
Abstract: | Nos últimos anos, os sistemas educativos não deixaram de acompanhar as evoluções ocorridas nas sociedades, necessitando de novos ajustamentos e de novas atualizações (Carvalho, 2004). A sociedade evolui de forma dinâmica e contínua, onde se inscreve a ação educativa, a qual se vai construindo e modificando sob a influência dc vários intervenientes e contextos. A escola espelha sempre o reflexo da sociedade e a sua ação encontra-se ligada às modificações que se sucedem. (Rocha, 2006). À educação e formação de cidadãos têm-se vindo a associar novos profissionais, designadamente os psicólogos. A emergência do psicólogo na escola surge com a articulação entre a Psicologia e a Educação, sendo este um profissional de quem se espera um contributo para a eficácia dos sistemas educativos (Carvalho, 2008). A Psicologia da Educação tem, hoje, o desafio de ampliar o seu campo de atuação para outros níveis educativos e sistematizar ações diferenciadas que promovam o desenvolvimento e a aprendizagem dos envolvidos. Acredita-se, porém, que estes profissionais devem valorizar as relações e o contexto no qual qualquer dificuldade se instala, caracterizando a sua atuação como preventiva e relacional (idem). O desenvolvimento de qualquer criança é fortemente condicionado pelos contextos em que esta cresce e se desenvolve nomeadamente, a família e a escola. Bronfenbrenner (1995) afirma que as crianças devem interagir num sistema relacional ecologicamente equilibrado. Assim sendo, sabendo que as tarefas de educar e formar são difíceis e cada vez mais exigentes e complexas, torna-se evidente a necessidade da cooperação de todos os agentes educativos, atingindo a finalidade comum do sucesso escolar da criança. Torna-se incontestável a importância destas entidades já que têm interesses, objetivos e preocupações comuns ou complementares (Rocha, 2006). Sendo a escola um dos lugares mais privilegiados para a formação das crianças e com grande importância na vida das mesmas, esta deve também procurar servir toda a sua população escolar, numa perspetiva de escola para todos, valorizando uma educação inclusiva, respeitando e validando as diferenças, de modo a garantir a todos e a cada um o direito a uma educação adequada ao seu perfil (Fernandes, 2011). Esta tendência de inclusão e de partilha é uma realidade que é, sem dúvida, incompatível com uma escola fechada e dogmática, mas que se revela inerente a organizações flexíveis (Rocha, 2006). Apoiada nestes aspetos o presente relatório foi intitulado - “Atuação do Psicólogo em Contexto Escolar”-, procurando aproximar-se o mais possível da realidade vivida em contexto de estágio. Este estágio curricular, referente ao 2° ano de Mestrado em Psicologia da Educação, foi realizado na Escola Profissional de Aveiro, permitindo o contacto com as mais variadas problemáticas que foram surgindo naquela realidade escolar. O presente relatório tem como objetivo demonstrar a experiência vivenciada ao longo deste estágio, que ocorreu ao longo de 1120 horas, assente em aprendizagens conceptuais e metodológicas. |
Description: | Exame público realizado em 19 de Junho de 2013. Relatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/2195 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | [ULP-IPCE] Relatórios |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de estágio.pdf Restricted Access | 11,04 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.