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http://hdl.handle.net/11067/2189
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Oliveira, Joana Serra de | - |
dc.contributor.advisor | Ferreira, César | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Diana Teresa Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-18T11:49:51Z | - |
dc.date.available | 2016-04-18T11:49:51Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/2189 | - |
dc.description | Exame público realizado em 12 de Junho de 2012. | por |
dc.description | Relatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação. | por |
dc.description.abstract | A partir da década de 60, a área de Educação e Formação de Adultos fica marcada pela introdução do conceito de Andragogia no campo da aprendizagem dos adultos. Este vocábulo foi utilizado pela primeira vez por Malcolm Knowles, que pretendia promover a “arte e a ciência” (...) da aprendizagem dos adultos (Knowles, 1996, cit. Por. Januário, 2006), concedendo-lhe uma identidade e especificidade próprias. A formação de adultos surge como uma modalidade estratégica destinada a maiores de 18 anos, que actualmente engloba diversas ofertas educativas e formativas, que permitem a este público dar continuidade ao seu processo de aprendizagem. Caracterizada pela importância que atribui às experiências de vida de que cada um é portador, a Formação de Adultos procura preservar as “qualidades humanas da pessoa, respeito pela sua liberdade pessoal e o direito de escolha, valorizando a sua experiência subjectiva” (Januário, 2006, p.36). Em Portugal, os saberes adquiridos fora dos contextos formais têm vindo a ser cada vez mais valorizados, dado constituírem-se como conhecimentos que habitualmente não são abrangidos pelos currículos formais, e por permitirem aos adultos acompanharem a evolução da sociedade. Uma prática de Educação e Formação de Adultos que actualmente une os contextos informais e não formais de aprendizagem, e que atribui à experiência de cada indivíduo um lugar de destaque, é o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Este processo não se encontra condicionado por variáveis como o tempo e a rigidez (algo que sucede no modelo escolar), o que não significa que não possua uma planificação e sistematização do trabalho desenvolvido. (Diana T. A. Fonseca) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | por |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.subject | Psicologia da Educação | por |
dc.subject | Formação de adultos | por |
dc.subject | Formação profissional | por |
dc.subject | Aprendizagem na idade adulta | por |
dc.subject | Novas oportunidades | por |
dc.subject | Educação de adultos | por |
dc.subject | Porto | por |
dc.title | Os centros novas oportunidades e a psicologia da educação : um encontro no reconhecimento de competências | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Porto | por |
dc.date.embargo | 2020-03-12 | - |
Appears in Collections: | [ULP-IPCE] Relatórios |
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