Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/2138
Título: Psicologia da educação em contexto comunitário
Autor: Granja, Ana Cristina Ferreira
Orientador: Oliveira, Joana Serra de
Silva, Paula
Palavras-chave: Psicologia
Psicologia da Educação
Avaliação psicológica
Consulta psicológica
Distúrbio de Hiperactividade com Défice de Atenção
Intervenção psicológica
Data: 11-Abr-2016
Resumo: A educação é uma prática social inerente à existência humana e carateriza-se por um conjunto de atividades através das quais as pessoas aprendem e ensinam o seu universo natural e sociocultural (Gomez, Freitas & Callejas, 2007). Nela se inscrevem as circunstâncias vitais, individuais e coletivas, através de construções das representações que outorgam significado à realidade permitindo estruturar uma visão do mundo e dos seres que o compõem (Delval, 1991, citado por, Gomez, Freitas & Callejas, 2007). A educação assume um papel complexo, no sentido que adquire distintos significados semânticos e práticos, na medida em que responde a diferentes experiências dos sujeitos e das comunidades (Gomez, Freitas & Callejas, 2007). Perspetivando a educação como uma multiplicidade de significados e pela diversidade de situações e lugares, distanciando-se da ideia de que a educação deve pertencer a um espaço único, permite promover a inserção do psicólogo com formação educacional em outros contextos que não sejam o espaço escola. Neste sentido, a ideia de que o psicólogo da educação deve atuar no âmbito do contexto escolar, torna-se limitada, no sentido de que as práticas educacionais podem ser produzidas nos mais diversos âmbitos e destinadas a diferentes alvos, favorecendo o desenvolvimento de potencialidades e promovendo a saúde física e psicológica e a qualidade de vida de todos os intervenientes que usufruam de apoio psicológico em contexto comunitário. A psicologia enquanto ciência que participa na comunidade pretende aproximar-se de todos os elementos que a constituem, ajudando-os na conscientização da sua identidade psicossocial (Valverde, 2011).
Descrição: Exame público realizado em 22 de Novembro de 2013.
Relatório de estágio apresentado no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação.
URI: http://hdl.handle.net/11067/2138
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Relatórios

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao de mestrado.pdf
  Restricted Access
6,86 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.