Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/2129
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, António Manuel da Costa | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Daniel Lopes do | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-11T10:24:35Z | - |
dc.date.available | 2016-04-11T10:24:35Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/2129 | - |
dc.description | Exame público realizado em 15 Dezembro 2015. | por |
dc.description | Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Arquitectura. | por |
dc.description.abstract | De um modo geral, pode-se afirmar que é do senso comum que a evolução da humanidade tem sofrido alterações que correspondem à génese da sua própria História, onde a arte surge logo desde o nascimento do Homem, nomeadamente na tentativa de comunicar com o mundo. Com base nesta ideia de arte achou-se relevante seleccionar um dos seus campos de pesquisa e debatê-lo o mais pormenorizadamente possível. Para tal escolheu-se o Teatro e a arquitetura a ele subjacente, de modo a perceber não só a sua evolução temporal mas também a relação existente entre palco, plateia e público. Iniciando desta forma o estudo na antiguidade clássica, mais concretamente com o teatro grego, segue-se para o romano, continuando pelo medieval, renascimento, isabelino e barroco até chegar ao teatro moderno, onde se observa uma reinvenção do espaço cénico. Aqui considera-se pertinente realçar não só os trabalhos de Wagner, Appia e Craig, como também os de Schlemmer (teatro abstrato) e Gropius (teatro total) relativamente às vanguardas do século XX. Por fim, faz-se alusão a projectos como o Teatro de Schaubühne, o Teatro Oficina e o Fun Palace. | por |
dc.description.abstract | Abstract: Generally speaking it is common sense that the evolution of humanity has undergone changes corresponding to the genesis of her own History, where art appears in the same moment of the human birth in his attempt to communicate with the world. Based on this idea of art we decide to select one of its fields of research and discuss it as precisely as possible. To be able to do that, we choose the theatre and his architecture, to understand not only the underlying temporal evolution, but also the relation between stage, audience and public. Hereupon, our study begins in classical antiquity, specifically at the greek theatre, after that it follows to the roman theatre, the medieval, the renaissance, the elizabethan and to the baroque, until reaching the modern theatre, where we observe a reinventation of the stage design. Here we consider important the work of Wagner, Appia and Craig, as well as Schlemmer (abstract theatre) and Gropius (total theatre) regarding the vanguards of the twentieth century. Last but not least we make reference to projects like the Schaubühne theatre, the Oficina theatre and the Fun Palace. | en |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Arquitectura | por |
dc.subject | Edifício para fins culturais | por |
dc.subject | História do teatro | por |
dc.subject | Arquitectura contemporânea | por |
dc.title | O espaço cénico : como aspiração à obra de arte total | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Porto | por |
dc.identifier.tid | 201119226 | - |
Aparece nas colecções: | [ULP-FAA] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação de mestrado.pdf | Dissertação de mestrado | 37,32 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.