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dc.contributor.advisorOliveira, Joana Serra de-
dc.contributor.advisorSilva, Ana Paula-
dc.contributor.authorSantos, Natália Sofia Ribeiro dos-
dc.date.accessioned2016-03-17T15:35:14Z-
dc.date.available2016-03-17T15:35:14Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2086-
dc.descriptionExame público realizado em 29 de Novembro de 2011.por
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação.por
dc.description.abstractO desenvolvimento humano é um processo de crescimento e mudança a nível físico, do comportamento, cognitivo e emocional ao longo da vida. Em cada fase surgem características específicas. As linhas orientadoras de desenvolvimento aplicam- se a grande parte das crianças em cada fase de desenvolvimento. No entanto, é importante ter consciência que cada criança é um indivíduo e pode atingir estas fases de desenvolvimento mais cedo ou mais tarde do que outras crianças da mesma idade, O aluno deve ser visto como um ser em permanente desenvolvimento. Educar é instruir, é promover a educação, é transmitir conhecimentos, é dar as condições para que o aluno modifique o seu comportamento através do desenvolvimento das suas capacidades físicas, intelectuais e morais (Moreira, 2008). A escola e a família compartilham funções sociais, políticas e educacionais, na medida em que contribuem e influenciam a formação dos alunos (Rego, 2003, citado por, Dessen & Polonia, 2007). Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento psicológico, de acordo com as expectativas de cada ambiente (Ibidem). A escola cada vez tem uma maior importância na vida dos seus alunos. Em casa, muitos deles, não têm o apoio que deviam ter, passando por situações complexas que se refletem depois nos seus comportamentos e atitudes nas salas de aula. A educação passa assim por muito mais do que ensinar os conteúdos disciplinares (Lourenço, 2009). Apoiada nestes aspetos o presente relatório foi intitulado de “A escola é cor: uma via para o sucesso educativo” procurando aproximar-se o mais possível da realidade vivida em contexto de estágio. Este estágio curricular é referente ao 2° ano de Mestrado em Psicologia da Educação, e permitiu o contacto com as mais variadas problemáticas que foram surgindo naquela realidade escolar.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesspor
dc.subjectPsicologia da Educaçãopor
dc.subjectOrientação vocacionalpor
dc.subjectEstimulação cognitivapor
dc.subjectPsicologiapor
dc.title"A escola é cor" : uma via para o sucesso educativopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.date.embargo2020-03-12-
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Relatórios

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