Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/2061
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Maria de Fátima Lino, 1967-por
dc.contributor.authorConceição, Maria Teresa Marcelino Sampaio Pereira, 1991-por
dc.date.accessioned2016-03-11T12:43:00Z-
dc.date.available2016-03-11T12:43:00Z-
dc.date.issued2016-03-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2061-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015por
dc.descriptionExame público realizado em 23 de Fevereiro de 2016por
dc.description.abstractA nível mundial tem-se verificado um aumento progressivo da consciencialização dos valores patrimoniais, urbanos e rurais, em termos históricos, culturais e sócioeconómicos; consequentemente e a par, tem-se vindo a preservar a identidade de cada país e mobilizar os seus recursos culturais. O fenómeno da globalização mudou muito o paradigma cultural e social das cidades ao longo dos tempos, aumentando o valor da cultural no seu desenvolvimento económico e urbano das urbes. De um modo geral, a promoção da actividade cultural, visa o desenvolvimento económico, visa a coesão social e visa a regeneração urbana. Nos últimos anos, as cidades globais estão a ser projectadas numa lógica criativa aliada à economia, à tecnologia, à cultura e à sociologia. A criatividade tem se assumido como uma plataforma interactiva que acrescenta valor económico às cidades actuais. O conceito de cidade criativa está presente nesta dissertação; a criatividade, a inovação e a cultura são as chaves fundamentais da promoção e da identidade das cidades criativas, com o objectivo, de aumentar a atractividade dos públicos internos e externos. Pretende-se com este estudo, uma reflexão sobre o novo paradigma de desenvolvimento das cidades contemporâneas, fomentado no princípio dos conceitos de cidade criativa, indústrias criativas, classes criativas, clusters criativos e economia criativa. Por conseguinte, o uso e a apropriação do espaço público urbano é primordial na cidade criativa, com o intuito de valorizá-los e promovê-los. A praça nasce como o principal elemento público urbano de encontros vitais nas cidades europeias. Neste âmbito, pretende-se especificar e explicitar o poder crucial do lugar praça relacionando-o com o conceito de cidade criativa, procriando transformações sociais, culturais, económicas e políticas. A praça do Martim Moniz foi o palco de análise e de potenciais estratégias criativas no seio de um processo de nobilitação urbana.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPraçaspor
dc.subjectPlaneamento urbanopor
dc.subjectMercado de Fusão (Lisboa, Portugal)por
dc.subjectPraça Martim Moniz (Lisboa, Portugal) - Edifícios, estruturas, etc.por
dc.titleA criatividade urbana na praça contemporânea : uma interpretação do Mercado de Fusão (Martim Moniz)por
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201133547-
Appears in Collections:[ULL-FAA] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mia_maria_conceicao_dissertacao.pdfDissertação133,85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.