Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/2054
Title: Movimento para a renovação da arte religiosa : o caso do atelier de Nuno Teotónio Pereira
Author: Silva, Ana Luísa Sanches, 1989-
Advisor: Manoel, Bernardo de Orey, 1969-
Lebre, Pedro Jorge Ribeiro Guedes, 1968-
Keywords: Arquitectura de igrejas - Portugal
Arquitectura religiosa - Portugal
Pereira, Nuno Teotónio, 1922- - - Crítica e interpretação
Issue Date: 10-Mar-2016
Abstract: A presente dissertação tem como objecto de estudo a arquitectura dos espaços de culto cristão. Para tal, foram eleitas três tipologias de Igreja concebidas pela equipa do Atelier de Nuno Teotónio Pereira ao longo do século XX que se constituem como casos de estudo: a Igreja Rural: Igreja de Águas em Penamacor; a Igreja Urbana: Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Lisboa; a Igreja-Objecto: Igreja Paroquial de Almada. O sucesso que estas obras conquistaram deve-se não só ao atelier que as executou como também à influência do Movimento para a Renovação da Arte Religiosa empenhado em elevar a dignidade e qualidade plástica da arquitectura e da arte sacra em Portugal. A sua importância deve-se ao facto de terem influenciado uma nova geração de arquitectos portugueses empenhados em reivindicar uma arquitectura verdadeiramente moderna – não só de cariz religioso – cujos princípios se constituíram como a charneira da mudança de que resultou a contemporaneidade. Para melhor entender em que parâmetros concretos de actuação estes grupos se basearam no sentido de constituir uma metodologia coerente para a concepção de uma determinada igreja, fomos estudar a génese e evolução do templo cristão ao longo da história, desde a Domus Ecclesiae romana até à igreja paroquial moderna. De facto, ao longo do tempo e do espaço – por maiores que sejam as variações linguísticas inerentes ao contexto – existem elementos essenciais a ter em conta na concepção de um espaço de culto cristão que devem ser mantidos e relacionados de tal modo que permitam o eficaz funcionamento dos rituais litúrgicos, por um lado, e que satisfaçam - por meio da expressão da própria arquitectura - o lado espiritual do Homem, por outro.
Description: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015
Exame público realizado em 7 de Março de 2016
URI: http://hdl.handle.net/11067/2054
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULL-FAA] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mia_ana_silva_dissertacao.pdfDissertação61,63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.