Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/2003
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Maria de Lourdes de Pina Manique Ferreira Braga de Figueiredo-
dc.contributor.authorGuedes, Anabela de Sousa Antão Coelho-
dc.date.accessioned2016-03-02T15:14:19Z-
dc.date.available2016-03-02T15:14:19Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2003-
dc.descriptionDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Educação Especial.por
dc.descriptionExame público realizado em 6 Junho 2014.por
dc.description.abstractO estudo é importante porque existe pouca informação e investigação ao nível desta temática. Além disto, pretende-se reforçar que a criatividade e atenção disponibilizadas, quando dispostas de um modo mais presistente e dedicado sobre uma temática, produzem uma maior eficácia. O objetivo deste estudo foi ensinar uma criança cega a aprender a literacia braille. A metodologia escolhida foi o estudo de caso. Foram utilizados materiais educativos recorrentes da temática, como o boneco Braillín, as tábuas com os pontos de braille e a máquina de braille Perkins. Também foi apresentado e utilizado material elaborado com o intuito de melhorar o desenvolvimento da criança na literacia braille, como uma tábua, com seis células braille. Em futuros estudos é de ter em conta, o tempo de dedicação e a personalidade da criança a estudar.por
dc.description.abstractAbstract: This study bears its importance in the lack of information and research regarding this theme. Also, we reinforce the notion that efficiency is greater when the creativity and attention are focused, in a more persistent way, in a single subject. The objective of this study was to teach the braille's literacy to a blind child. The chosen methodology was the case study. Educative recurrent materials of the theme were used, like Braillin doll, Braille's dotted board, Perkins braille writer and a custom tool created to aid the development of the child in learning Braille's literacy, made with a board and six Braille's cells. In the future, dedication time and the child's personality should be subject of study.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectDesenvolvimento escolarpor
dc.subjectMaterial educativopor
dc.titleEstudo de caso de deficiência visualpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.identifier.tid201175363-
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de mestrado.pdfDissertação de mestrado5,37 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.