Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/1976
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dc.contributor.advisorRodrigues, Paula Cristina Lopes-
dc.contributor.authorOliveira, Nuno Hélder da Fonte Carvalho-
dc.date.accessioned2016-02-29T13:42:30Z-
dc.date.available2016-02-29T13:42:30Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1976-
dc.descriptionExame público realizado em 14 Julho 2015.por
dc.descriptionDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Gestão.por
dc.description.abstractParticularmente nos últimos anos, a indústria do calçado nacional vem assumindo uma dinâmica de relevo nos mercados nacionais e externos, nomeadamente no desenvolvimento das marcas. Este estudo pretende determinar quais os fatores culturais individuais que predominam nos consumidores portugueses e se esses fatores são explicativos da preferência por marcas nacionais de calçado. Com base na informação recolhida por via de um questionário que utilizou escalas de medida e validadas pela literatura académica, o instrumento de medida utilizado foi um questionário estruturado de forma a garantir que todos os inqueridos respondessem às mesmas questões. Optou-se por recolher a informação através de um inquérito online, foram recolhidos 166 questionários validados. A metodologia quantitativa foi baseada na análise fatorial exploratória e em modelos de regressão logística. Genericamente, os resultados mostram que os fatores culturais como a prudência e a inovação do consumidor não são explicativos da preferência dos consumidores por marcas de calçado nacionais; contudo os fatores culturais como a independência/interdependência, o etnocentrismo, a desigualdade social e por último os valores de poder são explicativos da preferência por marcas nacionais de calçado.por
dc.description.abstractAbstract: On recent years, particularly, the national footwear industry has been taking a relevant dynamic on both home and foreign markets, in particular in the brands development. This study aims to ascertain which individual cultural factors are prevalent among Portuguese consumers, and whether these can explain their preference for national footwear brands. Based on the information obtained through an inquiry using measurement scales that were validated by academic literature, the measurement instrument used was a structured inquiry, to ensure that all surveyed answer the same question.. I chose to gather such data through an online inquiry, and 166 valid questionnaires were gathered. The quantitative methodology was based on exploratory factor analysis and in logistic regression models. In general, the results show that cultural factors such as caution and consumer innovation do not explain consumer preference for national footwear brands; however cultural factor such as independence/interdependence, ethnocentrism, social inequality and lastly, power values, do clarify such preference for national brand footwear.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectComportamento do Consumidorpor
dc.subjectConsumidorespor
dc.subjectTomada de decisãopor
dc.subjectComportamento socialpor
dc.subjectDecisãopor
dc.subjectIndústria de calçadopor
dc.subjectLogísticapor
dc.subjectModelospor
dc.titleValores culturais dos consumidores portugueses de calçadopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.identifier.tid201150093-
Appears in Collections:[ULP-FCEE] Dissertações

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