Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/1809
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlves, Francisco Peixoto-
dc.contributor.advisorAmorim, Sérgio Filipe Pinto-
dc.contributor.authorMorais, João Pedro Setiliano Fazenda Mateus-
dc.date.accessioned2016-01-18T12:25:42Z-
dc.date.available2016-01-18T12:25:42Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1809-
dc.descriptionExame público realizado em 24 Abril 2015-
dc.descriptionDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Arquitectura-
dc.description.abstractResumo: A partir do estudo evolutivo do quarteirão, e premissas que o condicionaram ao longo das épocas históricas, conceptualmente e formalmente, surge a necessidade de análise das problemáticas actuais. Nesse contexto, abordagens aos tempos globais que modificam a identidade das cidades, as políticas de consumo, representadas fisicamente por centros comerciais, e a forma como a reabilitação responde ao crescimento zero das cidades em momentos de crise económica, social e cultural, parecem-nos pertinentes, dado que todos estes pressupostos se apresentam relacionados e, condicionam a abordagem aos quarteirões enquanto espaço de intervenção. Como possível resposta surge a criatividade, onde os agentes principais são denominados de Classe Criativa, e o lugar destes apresenta-se de diversas maneiras entre as quais, as Indústrias Criativas. Neste panorama a abordagem à cidade, como cidade criativa, conexa e cultural parece uma abordagem que procura responder e organizar alguns dos indicativos de mudança. No enquadramento dos dois conceitos, pretendemos entender qual o papel do quarteirão enquanto disseminador da criatividade, e em que medida este se apresenta benéfico para a cidade, na reformulação de pressupostos e criação de novos. Com efeito, torna-se necessário compreender como estes conceitos se aplicam na cidade, em concreto no quarteirão, através do estudo de autores como Goitia, Mumford e Lamas, no estudo do espaço quarteirão em diferentes épocas e suas premissas de desenvolvimento. Na vertente dos conceitos Criativos, apoiamos o estudo em autores como Charles Landry, Richard Florida e Pink, para uma melhor compreensão desta actividade baseada na cultura, razão e conhecimento, e a sua mais-valia na restruturação da cidade. Com base neste entendimento, apresenta-se um ensaio projectual, o Quarteirão Criativo, em Santa Maria da Feira, que apresenta um conjunto arquitectónico manifestado por inúmeros elementos, nos quais é desenvolvido com maior especificidade o H-IC, enquanto Hub de Indústrias Criativas e o +1, enquanto reformulação de um edificio educacional, para desta forma potenciar criativamente as conexões culturais na cidadepor
dc.description.abstractAbstract: From the evolutionary study of the block, and assumptions shaped along historical periods, conceptually and formally, comes through a need for analysis of current issues. In this context, approaches to global times that modify the identity of cities, consumer politics, represented physically by shopping malls, and the way in which rehabilitation responds to the stagnant growth of the cities - especially at times of economic, social and cultural crisis, seem to be relevant, whereas all these assumptions are related and, condition the approach of the block as an area of intervention. Creativity comes as a possible answer, where the main actors are called the Creative class, and the place of these presents itself in various ways including the Creative industries. In this point of view, the approach to the city as a Creative city connected and cultural seems like an approach that seeks to respond and organize some of the indicators of change. In the framework of the two concepts, we aim to understand what the role of the block as a disseminator of creativity, and if to what extent this is beneficial for the city for the reformulation of existing assumptions and creating new ones. Indeed it is necessary to understand how these concepts apply in the city, specifically within the block, through the study of authors as Goitia, Mumford and Lamas in the study of the block space at different times and their premises of development. In terms of creative concepts we support our study in authors such as Charles Landry, Richard Florida and Pink for a better comprehension of this activity based on culture, reason and knowledge, and its added value in the restructuring of the city. Based on the elaborated study a project trial is presented. l, The Creative Block, in Santa Maria da Feira, which features an ensemble manifested by several elements on which is developed specifically the H-IC, while Creative Industries Hub and the +1, recasting an educational building, to in turn potentiate creatively cultural connections in the city.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectArquitecturapor
dc.subjectDesenvolvimento urbanopor
dc.subjectDesenho urbanopor
dc.subjectQuarteirãopor
dc.titleO quarteirão criativo : potenciador criativo de conexões culturaispor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.identifier.tid201083396-
Appears in Collections:[ULP-FAA] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Joao-Morais.pdfDissertação9,13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.