Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/1757
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Marco Bruno Correia, 1971-por
dc.contributor.authorAugusto, Nascimento Joaquim, 1957-por
dc.date.accessioned2015-12-10T19:48:47Z-
dc.date.available2015-12-10T19:48:47Z-
dc.date.issued2015-12-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1757-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Computação, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015por
dc.descriptionExame público realizado em 10 de Dezembro de 2015por
dc.description.abstractAs empresas que pretendem tirar proveito dos dados que possuem para aumentar a eficiência competitiva do negócio podem investir em tecnologias de integração de sistemas, mas os objectivos, os conceitos e a terminologia das soluções disponíveis no mercado podem ser confusos. Tecnologias como Data Warehouse (DW), Service-Oriented Architecture (SOA), Enterprise Application Integration (AEI) e Master Data Management (MDM) são alternativas de integração de aplicações (Butler, 2011, p. 6) mas têm propósitos diferentes conforme iremos ver ao longo deste trabalho. Em ambientes com múltiplas aplicações, as pesquisas como: “qual é a morada correcta de determinado cliente?”, “que produtos o cliente adquiriu?” ou “quantos clientes tem a empresa?”, requerem uma visão íntegra e holística dos dados. MDM é uma disciplina tecnológica de negócio que ajuda as organizações a alcançarem uma “visão única da verdade” dos dados em áreas de domínio importantes como clientes, produtos e contas (Cervo e Allen, 2011, p. 395). Existem soluções de MDM específicas para dados de clientes e produtos. As soluções para os dados de clientes são designadas por Customer Data Integration (CDI). As que se focalizam na gestão dos dados de produtos designam-se por PIM - Product Information Management (Dreibelbis et al, 2008, p. 665). Os sistemas de MDM que suportam múltiplos domínios de dados, variados estilos de implementação e diversos métodos de utilização designam-se por MDM Multi-Form (Dreibelbis et al, 2008, p. 665). Este trabalho tem como objectivo o estudo do estado da arte do MDM e, como prova dos conceitos, apresentar uma implementação de um sistema de MDM num organismo.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBases de dados - Gestãopor
dc.subjectRelação com o cliente - Gestãopor
dc.subjectSistemas de informação para a gestãopor
dc.titleImplementação de um sistema de MDM como meio de integração de aplicaçõespor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201065550por
Appears in Collections:[ULL-FCEE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mcc_nascimento_augusto_dissertacao.pdfDissertação2,06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.