Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/1732
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Passarinho, Isabel | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-04T16:41:16Z | - |
dc.date.available | 2015-11-04T16:41:16Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.issn | 0874-1611 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/1732 | - |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.34628/fdqw-vj28 | - |
dc.description | Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 42-45 (2.º semestre 2013 - 1.º semestre 2015). - p. 191-205 | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho faz parte de um projeto ainda em movimento que procura refletir-se e promover o debate sobre o trabalho social com famílias a propósito da inclusão de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais. A inspiração de Paulo Freire para a "prática de pensar a prática" alia-se ao valor heurístico e epistemológico da narração como atividade de democratização discursiva (Cunha: 2011:82). Contar a história deste projeto é simultaneamente um demorado e complexo processo de decisões, um pretexto de reflexão e um movimento de tensões positivas entre pessoas, significados e palavras, que tem géneses e histórias também diferentes. A opção foi por situar alguns entendimentos que têm sido âncora do projeto (mas que nem sempre são ditos, negociados e partilhados), partilhar breves narrativas do agido, do pensado e do sentido e equacionar ligações entre este campo de intervenção e algumas questões profissionais do Serviço Social. A ideia de Gardou (2003:62) de que o que é «bom» para os alunos em situação de deficiência o é também para todos os outros vem modificar o foco de intervenção e convida-nos (a nós técnicos em geral e a nós, assistentes sociais, em particular) a refletir sobre os modelos de intervenção e os processos de integração e de inclusão, como vias bastante diferentes. Sabendo que esta será sempre uma narrativa entre muitas outras possíveis, privilegiamos os conceitos de «inclusão», de «aprendizagem» e de «empowerment» para refletir e partilhar um percurso coletivo empenhado na construção local de uma melhor inclusão. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Inclusão na educação | por |
dc.title | Em rede fazemos a diferença : um percurso de aprendizagem, empowerment e inclusão educativa e comunitária com pais de crianças e jovens com NEE | por |
dc.type | article | por |
Aparece nas colecções: | [ULL-ISSSL] IS, n. 42-45 (2015) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IS_42-45_11.pdf | 329,83 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.