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dc.contributor.authorCosta, Alcides Vieira-
dc.date.accessioned2015-11-04T13:30:14Z-
dc.date.available2015-11-04T13:30:14Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1645-6750-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1711-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/9t8w-mv78pt_PT
dc.descriptionLusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 19 (2015). - p. 15-38por
dc.description.abstractO comercialismo dos Jogos Olímpicos, por muitos anos, foi tratado de forma equivocada e em uma perspectiva negativa. Alguns integrantes do Movimento Olímpico defendiam que não deveria existir qualquer relação comercial que envolvesse o desporto Olímpico. Entretanto, com o passar dos anos uma visão comercial ganhou força, principalmente, a partir do início das transmissões televisivas do megaevento. Esta nova visão comercial ganhou força, já que o dinheiro gerado destinava-se, fundamentalmente, ao desenvolvimento do desporto em todo o mundo. Neste sentido, este estudo tem por objetivo identificar o comercialismo dos Jogos Olímpicos enquanto uma das grandes linhas ideológicas de orientação estratégica do Comité Olímpico Internacional (COI), tendo como marco de referência o período da presidência de Antonio Samaranch, de 1980 a 2001. Para o efeito, foi aplicada uma análise documental de cunho qualitativo em uma perspectiva sóciohistórica. Os resultados indicam que o comercialismo dos Jogos Olímpicos foi uma das grandes linhas ideológicas de orientação estratégica do COI, principalmente no período em que Antonio Samaranch foi presidente da instituição. Esta consideração é sustentada devido ao modelo de gestão iniciado por este presidente ao dizer Yes to Commercilization e a efetiva implementação do marketing no COI, permitindo o ajuste de suas estratégias rumo a um futuro promissor.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesporto - Comercializaçãopor
dc.titleYes to commercialization : o comercialismo dos jogos olímpicos na “Era Samaranch”por
dc.typearticlepor
Appears in Collections:[ULL-FCEE] LEE, n. 19 (2015)

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