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Título: Bem-estar subjectivo em crianças e adolescentes com síndrome de Turner : um estudo exploratório
Autor: Silva, Fabiana Maria de Jesus
Orientador: Moreira, Paulo Alexandre Soares
Palavras-chave: Educação Especial
Necessidades Educativas Especiais
Síndrome de Turner
Vida cognitiva
Teste Psicológico: Escala breve de satisfação com a vida (EBVS)
Teste Psicológico: Escala breve de saúde mental (KIDSCREEN 10)
Teste Psicológico: Positive and Negative Affect Schedule (PANAS)
Teste Psicológico: Escala Breve de Satisfação com o Suporte Social (EBSSS)
Data: 2012
Resumo: O estudo do Bem-Estar Subjetivo (BES) como um construto amplo e multidimensional, revela-se de extrema importância para que se possa conhecer e perceber que mecanismos estão associados aos critérios de definição subjetivos de uma vida com qualidade, podendo, assim, potenciar-se níveis mais elevados de BES nos indivíduos. Poucas investigações se têm debruçado sobre o estudo do BES em crianças e adolescentes, não havendo investigações a este nível com população com Síndrome de Turner. O objectivo deste estudo exploratório foi avaliar o Bem-estar subjectivo numa perspectiva compósita em crianças e adolescentes com Síndrome de Turner. Participaram neste estudo 8 crianças e adolescentes (4 com ST e 4 crianças sem ST). Os participantes com Síndrome de Turner estavam a ser acompanhados por um serviço de um grande Hospital da Zona Noite de Portugal. Os diferentes componentes do BES foram avaliados, tendo em conta escalas de autorrelato: Escala Breve de Satisfação com a Vida, Escala Breve de Satisfação com o Suporte Social, Positive and Negative Affect Schedule (PANAS) e Escala breve de qualidade de vida associada à saúde mental (KIDSCREEN-lO). Os resultados revelaram que as crianças e adolescentes com e sem ST não se diferenciam, de forma significativa em termos estatístieos. Ao nível da estatística descritiva, este estudo exploratório identificou algumas tendências que deverão ser exploradas em futuros envolvendo um maior número de participantes. Apesar das tendências encontradas, estes resultados devem ser interpretados com cautela, já que o reduzido número de participantes não permite a generalização dos resultados.
The study of Subjective Well-Being (SWB) as a large and multidimensional construct, it associated to the extreme importance to know and understand what mechanisms are associated with subjective criteria for a life with quality, and what can increase higher levels in the individual SWB. Few investigations have been examining the SWB in children and adolescents with and without Turner Syndrome (TS). The purpose of this exploratory study was to evaluate the Subjective Well-Being according to a composite perspective in children and adolescents with Turner syndrome. Participants are 8 children and adolescents (4 with TS and 4 without TS). Participants with Turner syndrome were being followed by a service of a large hospital in the North Zone of Portugal. The different components of the SWB were evaluated, using selfreport scales: Brief Scale Satisfaction with Life, Scale of Satisfaction with Social Support, Positive and Negative Affect Schedule (PANAS) and Brief Scale of Quality of Life related to health mental (Kidscreen- 10). The results show that children and adolescents with and without TS did not differ significantly, in statistical terms. In tcrms of descriptive statistics, this exploratory study has identified some trends that should be explored in future involving a larger number of participants. Despite the trends found, these results should be interpreted with caution, since the small number of participants does not allow generalization of the results.
Descrição: Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Educação Especial.
Exame público realizado em 18 de Abril de 2013.
URI: http://hdl.handle.net/11067/1670
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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