Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/1669
Title: Bem-estar subjectivo em alunos com défice cognitivo na perspectiva dos Pais (Proxies)
Author: Serra, Natália Maria Espinheira
Advisor: Moreira, Paulo Alexandre Soares
Keywords: Educação Especial
Necessidades Educativas Especiais
Défice cognitivo
Teste Psicológico: Escala breve de satisfação com a vida (EBVS)
Teste Psicológico: Escala de tonalidade emocional (ETE)
Teste Psicológico: Escala de satisfação com o suporte social (ESSS)
Teste Psicológico: Escala breve de saúde mental (KIDSCREEN 10)
Issue Date: Oct-2015
Abstract: A compreensão do bem-estar subjetivo em crianças e adolescentes com défice cognitivo tem implicações importantes para a prornoção de qualidade de vida. A percepção dos proxies é um recurso utilizado quando se verifica que a pessoa em avaliação não apresenta capacidade para autoavaliar o seu próprio bem-estar. Os pais são cientificamente considerados os proxies mais confiáveis ​​sobre o bem-estar subjetivo de seus filhos. O objetivo deste estudo foi avaliar diversos indicadores de bem-estar subjetivo (satisfação com a vida, tonalidade emocional, satisfação com o suporte social e de saúde mental) em estudantes com défice cognitivo, na perspectiva dos proxies. Participaram neste estudo 32 pais de jovens com défice cognitivo e 48 pais de jovens sem défice cognitivo. Os resultados demonstram que os pais dos alunos com défice cognitivo consideram que os seus filhos possuem índices menores de bem-estar subjetivo, incluindo uma tonalidade emocional mais negativa, uma menor satisfações com a vida, apresentam índices mais desfavorável ​​de saúde mental, mas estão mais satisfeitos com o suporte social global. Estes resultados são congruentes com outros estudos, juntando-se às evidências de que crianças e adolescentes com défice cognitivo apresentam níveis de bem-estar subjetivo. Estes resultados têm implicações para a promoção da qualidade de vida de crianças e adolescentes com défice cognitivo, também ao nível das intervenções em contexto escolar.
Abstract: The understanding of subjective well-being in children and teenagers with cognitive deficit has important implications for the prornotion of quality of life. The perception of proxies is a useful resource at the moment te work out the self-evaluation and this own well-being. Parents are scientifically considered the most reliable proxies on the subjective well-being of their children. The purpose of this thesis is to evaluate a set of indicators of subjective well-being (life satisfaction, emotional tonality, satisfaction with social support and mental health) in students with cognitive deflcit from the perspective of proxies. Took part on the study 32 parents of young people with cognitive deficit and 48 parents of young people without cognitive deficit. The results confirm that parents of students with cognitive deficit consider that their children have lower levels of subjective well-being, including additional negative emotional tonality, fewer life satisfactions, less favourable rates of mental health. However, they are more satisfied with overall social support. These results are congruent with other studies, adding the evidence that children and adolescents with cognitive deficit present levels of subjective well-being. The present results have implications for the promotion of quality of life of children and adolescents with cognitive deficit at the level of further interventions in schools behaviour.
Description: Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Educação Especial.
Exame público realizado em 5 de Julho 2012.
URI: http://hdl.handle.net/11067/1669
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de Mestrado.pdfDissertação de mestrado1,44 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.