Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/1667
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, Paulo Alexandre Soares-
dc.contributor.authorPires, Maria de Fátima da Silva Barbosa-
dc.date.accessioned2015-10-21T14:38:21Z-
dc.date.available2015-10-21T14:38:21Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1667-
dc.descriptionExame público realizado em 5 de Julho de 2012.por
dc.descriptionDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Educação Especial.por
dc.description.abstractO envolvimento escolar em alunos com défice cognitivo é um indicador importante a vários níveis, nomeadamente ao nível das intervenções preventivas, permitindo urna deteção precoce da falta de investimento do aluno na escola. Tradicionalmente, o envolvimento dos alunos com a escola tem sido avaliado numa perspetiva comportamental. Recentemente tem aumentado o consenso de que a compreensão do envolvimento dos alunos com a escola deve incluir a compreensão de outros indicadores de envolvimento, nomeadamente envolvimento cognitivo e psicológico. Apesar disso, e apesar de os alunos com défice cognitivo apresentarem um risco acrescido de trajetórias académicas desadaptativas e de abandono escolar precoce, não se conhece nenhum estudo que tenha avaliado o envolvimento com a escola numa perspetiva compósita em alunos com défice cognitivo. O objetivo deste estudo foi avaliar o envolvimento com a escola em alunos com défice cognitivo, numa perspetiva multidimensional. Participaram neste estudo 333 alunos, 95 com Défice cognitivo e 238 sem Défice Cognitivo. Os resultados revelaram que os alunos com défice cognitivo apresentam índices menores de envolvimento cognitivo, incluindo índices inferiores de motivação intrínseca, manifestam índices mais desfavoráveis ao nível das aspirações e metas futuras e percecionam menor apoio da família para a aprendizagem. Estes resultados são congruentes com estudos anteriores e contribuem para uma melhor compreensão do envolvimento dos alunos com défice cognitivo com a escola, numa perspetiva multidimensional.por
dc.description.abstractAbstract: The level of involvement in school life is a significant factor for the identification of students with cognitive deficit. It plays a crucial role in what concerns early detection of lack of commitment to school by those students and, therefore, allowing early intervention and prevention. The engagement of a student in school has usually been assessed in a behaviour’s perspective. However, there has recently been an understanding that it should include other evidence of interest, namely cognitive and psychological ones. Although students with cognitive deficit show a higher risk of disruptive schooling performances and of becoming early school leavers, it isn’t known any study that has evaluated the level of involvement of these students in school considering a composite perspective. The aim of this study is to assess the involvement in school of students with cognitive deficit considering a multidimensional perspective. There were 333 students taking part in the study: 95 with cognitive deficit and 238 with non-cognitive deficit. The results have shown that the ones with low levels of cognitive development reveal low levels of motivation, ambition, future aspirations or goals and also less familiy support in what concerns learning. Besides concurring with previous studies the results contribute for a better understanding of the students with cognitive deficit in a multidimensional perspective.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectIntervenção psicológicapor
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispor
dc.titleEnvolvimento escolar em alunos com défice cognitivopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de Mestrado.pdf
  Restricted Access
Dissertação de mestrado935 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.