Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/1623
Title: Feiras e mercados no espaço rural
Author: Reis, Nuno Ricardo da Costa
Advisor: Costa, Maria Suzana Faro
Rapagão, João Paulo Menezes Dias Pereira
Keywords: Arquitectura
Mercado (Arquitectura)
Abstract: Resumo: A presente dissertação assenta na premissa de que as feiras e os mercados, pelas suas características, podem assumir um papel preponderante na afirmação, consolidação e crescimento/desenvolvimento do espaço rural. Assim, é apresentado um levantamento sobre as origens das feiras e mercados, e a sua relevância na História de Portugal. Reflecte-se também sobre as diferenças entre estes dois equipamentos: primeiramente, é formulada uma avaliação sócio-antropológica das feiras e mercados, que permite demonstrar a sua relevância nos aglomerados populacionais; de seguida, é apresentada uma avaliação no âmbito morfológico e tipológico, expondo as várias formas e condições que estes equipamentos podem assumir. A título de exemplo, apresenta-se como casos de estudo a Feira da Malveira, de Santa Luzia e Caçarelhos, cada um é investigado e explorado no sentido de compreender e demonstrar até que ponto as feiras podem assumir um papel interventivo na vida social e económica, assim como no ordenamento das povoações onde se inserem, fazendo assim parte da sua identidade. As feiras seleccionadas têm escalas e localizações absolutamente distintas, permitindo compreender melhor todos os factores que levam ao sucesso destes equipamentos enquanto elementos catalisadores e consolidantes de uma localidade, tanto no seu meio social como no seu meio físico. Sucede-se, por fim, uma caracterização sucinta do estado actual do espaço rural, ora transformado em periferias do espaço urbano, ora recluso no esquecimento longe das reformas estruturais, territoriais e politicas que foram sendo implementadas no país. O défice agrícola e empresarial associado ao baixo nível de formação das populações conduzem a elevados níveis de desemprego/pobreza e consequentemente ao êxodo rural, desertificação e envelhecimento demográfico, constituem alguns exemplos das condições que assolam o espaço rural em Portugal.
Abstract: The present thesis focuses on the identity aspects of markets and how they can assume a substantial contribution to the growth/development and consolidation of rural spaces. A report on the origins of markets and their relevance in Portugal's History is presented, as well as the difference between the different kinds of markets. In adition to a social and anthropological evaluation of the markets, an evaluation of its urban qualities is also mentioned. Serving as examples, the case studies Malveira, Santa Luzia and Caçarelhos demonstrate how these markets may have influenced their social life and the distribution of their areas as well as how they could become a part of their identity. These chosen markets are very different among themselves in order to better understand what exactly lead to their success in afore mentioned aspects. A description of the current state of the rural space is presented: on the one hand, becoming more a periphery of the urban space; on the other, falling into oblivion. The rural exodus, desertification, demographic aging, agricultural and industrial deficits, unemployment, low academic graduation, poverty, etc. are all examples of some conditions that define Portugal rural spaces. The development strategies have proven ineffective in reversing this desperate reality
Description: Exame publico realizado em 04 de Novembro de 2011.
Dissertação de Arquitectura.
URI: http://hdl.handle.net/11067/1623
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULP-FAA] Dissertações

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