Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/1597
Title: Literacia visual – o olho inocente
Author: Gomes, João Pedro dos Santos, 1973-
Advisor: Braizinha, Joaquim, 1944-
Justo, José Manuel Mata, 1955-
Santos, Ana Manuela Gomes dos, 1959-
Keywords: Literacia visual
Desenho - - Ensino e estudo
Artes - Ensino e estudo
Escola Secundária de Raul Proença (Caldas da Rainha, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
Issue Date: 29-Jul-2015
Abstract: No âmbito do desenvolvimento do estágio curricular do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo e ensino Secundário foram detetadas algumas dificuldades nas respostas dos alunos aos exercícios lançados em contexto de aula, que se entendeu estarem centradas numa débil “literacia visual”. Partindo desta constatação definiu-se uma estratégia de investigação que permitisse identificar a origem do problema e definir orientações de caráter pedagógico-didático que contribuísse para melhorar o desempenho futuro dos alunos. Da interpretação dos resultados verificou-se que deveriam ser implementadas medidas em contexto de sala de aula no sentido de reforçar os conhecimentos no universo da literacia visual, bem como apontar sugestões para se repensar o atual modelo de avaliação nacional no ensino das artes visuais, no sentido de permitir o desenvolvimento artístico dos alunos com base nas suas idiossincrasias.
Description: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015
Exame público realizado em 28 de Julho de 2015
URI: http://hdl.handle.net/11067/1597
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULL-IPCE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
meav_joao_gomes_dissertacao.pdfDissertação12,46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.