Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/1597
Título: | Literacia visual – o olho inocente |
Autor: | Gomes, João Pedro dos Santos, 1973- |
Orientador: | Braizinha, Joaquim, 1944- Justo, José Manuel Mata, 1955- Santos, Ana Manuela Gomes dos, 1959- |
Palavras-chave: | Literacia visual Desenho - - Ensino e estudo Artes - Ensino e estudo Escola Secundária de Raul Proença (Caldas da Rainha, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) |
Data: | 29-Jul-2015 |
Resumo: | No âmbito do desenvolvimento do estágio curricular do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo e ensino Secundário foram detetadas algumas dificuldades nas respostas dos alunos aos exercícios lançados em contexto de aula, que se entendeu estarem centradas numa débil “literacia visual”. Partindo desta constatação definiu-se uma estratégia de investigação que permitisse identificar a origem do problema e definir orientações de caráter pedagógico-didático que contribuísse para melhorar o desempenho futuro dos alunos. Da interpretação dos resultados verificou-se que deveriam ser implementadas medidas em contexto de sala de aula no sentido de reforçar os conhecimentos no universo da literacia visual, bem como apontar sugestões para se repensar o atual modelo de avaliação nacional no ensino das artes visuais, no sentido de permitir o desenvolvimento artístico dos alunos com base nas suas idiossincrasias. |
Descrição: | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015 Exame público realizado em 28 de Julho de 2015 |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/1597 |
Tipo de Documento: | Dissertação de Mestrado |
Aparece nas colecções: | [ULL-IPCE] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
meav_joao_gomes_dissertacao.pdf | Dissertação | 12,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.