Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/1596
Título: | "Antes da estrelinha brilhar" : abordagem preparatória ao volume I do método Suzuki para violoncelo em crianças entre os 3 e os 5 anos |
Autor: | Gomes, Sofia Margarida Ermida, 1986- |
Orientador: | Pinheiro, Ricardo Nuno Futre, 1977- Moreira, Pedro Filipe Russo, 1981- |
Palavras-chave: | Violoncelo - Instrução e estudo Violoncelo - Métodos Violoncelo - Estudos e exercícios Suzuki, Shinichi, 1898-1998 - Crítica e interpretação |
Data: | 28-Jul-2015 |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do mestrado em Ensino da Música da Universidade Lusíada de Lisboa. Tem como objetivo principal problematizar, partindo de uma contextualização pedagógica, a abordagem preparatória ao Volume I do método Suzuki para violoncelo em crianças entre os 3 e os 5 anos. Servem de fundamentação teórica os conceitos: jogo, método e filosofia Suzuki no ensino pré-escolar. A estratégia e métodos de investigação tiveram em conta o estudo empírico suportado numa abordagem indutiva no âmbito da vivência da investigadora com o objeto e ambiente do estudo. Ambiciona-se com o presente trabalho de investigação contextualizar e procurar evidenciar a importância da questão do jogo no âmbito da preparação ao volume I do método Suzuki para violoncelo e como resultado é proposta uma compilação de jogos, músicas e exercícios para ser aplicada pelo professor de instrumento de cordas numa primeira fase, antes do início do método que tem como música introdutória a “Estrelinha” e as suas variações. Esta primeira abordagem, de carácter vincadamente preparatório, exige um nível de criatividade e inovação do professor, que visa estimular a criança na aprendizagem do instrumento, partindo de pressupostos não apenas musicais ao englobar de igual modo a postura e a própria relação física com o mesmo. Acresce que ao nível técnico há também uma preparação inicial para o manuseamento do arco que não está contemplado no método Suzuki, mas que exige uma planificação cuidada no sentido do progressivo desenvolvimento do processo de aprendizagem. Por último, pretende-se assim analisar de que modo os exercícios preparatórios devem convergir com os pressupostos da filosofia, pedagogia e valores que pautam o método Suzuki bem como de que forma é que os jogos podem auxiliar neste processo, propondo-se uma compilação de exercícios que ajudam e motivam os alunos e fornecem aos docentes mais recursos pedagógicos. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015 Exame público realizado em 24 de Julho de 2015 |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/1596 |
Tipo de Documento: | Dissertação de Mestrado |
Aparece nas colecções: | [ULL-FCHS] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mem_sofia_gomes_dissertacao.pdf | Dissertação | 2,69 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.