Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/1568
Title: A outra face da música : intervenção musicoterapêutica em jovens e adultos com deficiência mental
Author: Pereira, Ana Luísa Rodrigues, 1980-
Advisor: Leite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964-
Coelho, Mónica Andreia Ferro, 1976-
Keywords: Pessoas com deficiência mental - Assistência em instituições - Portugal
Musicoterapia
Cooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado de Montijo e Alcochete (Portugal) - Ensino e Estudo (Estágio)
Issue Date: 8-Jul-2015
Abstract: A musicoterapia, por ser uma área abrangente, possui diversas possibilidades de atuação, sendo uma delas junto das pessoas portadoras de deficiência mental que, de uma forma geral, possuem dificuldades de comunicação. Este é um dos enfoques com que um musicoterapeuta pode trabalhar, ou seja, proporcionar uma melhoria na comunicação destas pessoas e utilizar a música como promotora de relações interpessoais satisfatórias. O presente relatório pretende dar a conhecer o estágio de intervenção musicoterapêutica, desenvolvida na CERCIMA, mais especificamente no Centro de Atividades Ocupacionais (C.A.O.) e no Centro Socioeducativo (C.S.E.), A CERCIMA é uma instituição com várias valências que serve jovens/adultos com deficiência intelectual ligeira, moderada e severa, multideficiência e duplo diagnóstico. O estágio teve a duração de 9 meses, durante os quais se realizaram 208 sessões sendo 66 sessões individuais e 142 sessões em grupo. Como forma de avaliar o grau de concretização dos objetivos terapêuticos inicialmente delineados, foi aplicada, a escala Perfil Psicoeducacional Revisto (PPE-R) adaptado às necessidades da população estudada. No geral a partir do trabalho desenvolvido foram observadas melhorias no relacionamento interpessoal e no desenvolvimento pessoal dos utentes. Ainda assim o tempo limitado deste estágio deixa por explorar as melhorias significativas que poderiam resultar de uma intervenção mais aprofundada.
Description: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014
Exame público realizado em 16 de Junho de 2015
URI: http://hdl.handle.net/11067/1568
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULL-IPCE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mmt_ana_pereira_dissertacao.pdfDissertação1,13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.