Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/1564
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Leite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964- | por |
dc.contributor.advisor | Leitão, Teresa Maria Rodrigues , 1964- | por |
dc.contributor.author | Galvão, Elisa Maria Gomes, 1981- | por |
dc.date.accessioned | 2015-07-08T13:32:52Z | - |
dc.date.available | 2015-07-08T13:32:52Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/1564 | - |
dc.description | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014 | por |
dc.description | Exame público realizado em 26 de Junho de 2015 | por |
dc.description.abstract | A intervenção da musicoterapia no contexto educativo tem ganho cada vez mais importância e investimento por parte dos musicoterapeutas. Este tipo de intervenção tem vindo a realçar o papel da música como mediadora no processo de construção da relação terapêutica com adolescentes. Numa população com tantas dificuldades ao nível da expressão verbal, a música assume-se como uma segunda forma de expressão no processo de partilha e identificação pessoal e social, tornando-se assim uma forte aliada na intervenção terapêutica. Este trabalho consiste na apresentação de uma intervenção musicoterapêutica realizada com adolescentes em contexto educativo no âmbito do estágio curricular do mestrado em musicoterapia. Esta intervenção teve a duração de 6 meses durante os quais foram realizadas sessões de musicoterapia com 21 utentes, sendo que 16 estavam distribuídos em 4 grupos e 5 foram acompanhados individualmente. Na descrição e reflexão de todo este processo dá-se enfoque ao estudo de dois casos, um individual e um de grupo. Os resultados, que se traduziram positivos, foram apurados através de uma análise qualitativa atenta dos resultados obtidos através dos dados clínicos observados durante o processo de intervenção, resultados esses que vão de encontro com a informação obtida na revisão de literatura. A musicoterapia revelou-se um processo importante para estes utentes, no sentido em que lhes possibilitou um outro caminho na expressão das suas emoções e na descoberta do "eu" em relação dual e na relação com os outros. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Musicoterapia para adolescentes | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Externato Alfred Binet (Lisboa, Portugal) - Ensino e estudo (estágio) | por |
dc.title | O som do vazio : musicoterapia com adolescentes com perturbações emocionais e do comportamento em contexto escolar | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201145871 | por |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mmt_elisa_galvao_dissertacao.pdf | Dissertação | 1,07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.