Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/135
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento, 1952-por
dc.contributor.authorRosado, Sílvia Isabel Pereira, 1985--
dc.date.accessioned2012-10-18T15:50:18Z-
dc.date.available2012-10-18T15:50:18Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/135-
dc.descriptionMestrado em Gestão de Recursos Humanos e Análise Organizacionalpor
dc.descriptionExame público realizado em 17 de Outubro de 2012por
dc.description.abstractA motivação é vista, desde os meados do Século XX, como o principal factor de satisfação no trabalho, de aumento da produtividade e de melhoria da qualidade dos produtos e serviços. Na conclusão de um curso conducente ao mestrado em Gestão de Recursos Humanos, interessou-nos abordar o valor humano da organização, cujo componente importante é o nível de satisfação das pessoas no trabalho, obtido da avaliação a um leque de variáveis independentes, relacionadas com duas coisas - o conteúdo do trabalho e o contexto do trabalho. O objectivo da presente dissertação é identificar em que medida as variáveis do meio envolvente do trabalho contribui para a satisfação no trabalho. Inspirados na Teoria dos dois factores (Herzberg, 1959; 1982) e na Teoria da Avaliação Cognitiva (Deci, 1971), pretendemos justapor a satisfação das pessoas às diferentes variáveis particulares que formam dois subsistemas - o intrínseco ou motivador, que inclui a aprendizagem, as emoções, o trabalho em si, a realização e o reconhecimento; e o extrínseco ou higiénico, que inclui o salário, a supervisão e as condições físicas. Além de uma revisão à literatura, realizamos um inquérito na Instituição Câmara Municipal de Mora, que nos permitiu determinar índices específicos e gerais de satisfação no trabalho, fazer correlações e análises comparativas. Concluímos que as pessoas estão razoavelmente satisfeitas no trabalho, dão mais ênfase aos factores do conteúdo que aos factores do contexto de trabalho, mas a fonte de satisfação vária de categoria para categoria. (Sílvia Isabel Pereira Rosado)por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMotivação do empregadopor
dc.subjectSatisfação no trabalhopor
dc.titleContribuição dos factores motivacionais para a satisfação do trabalhopor
dc.typemasterThesispor
Aparece nas colecções:[ULL-FCEE] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mgrhao_silvia_rosado_dissertacao.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.