Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/1348
Título: Dinâmica interna familiar e condutas desviantes : verificação de um modelo teórico em jovens brasileiros
Outros títulos: Family’s internal dynamic and deviant behavior : verification of a theoretical model in young brazilians
Autor: Formiga, Nilton S.
Palavras-chave: Jovens - Relações com a família
Data: 7-Jan-2015
Resumo: A dinâmica familiar é composta pelas práticas parentais, afiliação afetiva pais-filhos e o valor atribuído à instituição família como condição para o desenvolvimento do jovem. Apesar da sugestionada fissura psicossocial que se tem destacado atualmente sobre essa dinâmica, ainda se acredita que a família é importante no processo de intervenção e inibição das condutas desviantes. 489 homens e mulheres, da rede escolar da cidade de João Pessoa – PB, de 12 aos 18 anos responderam as Escalas sobre a valoração Interna da família, afiliação com pares sócio-normativos, estilos parentais e a de condutas antissociais e delitivas. No programa AMOS GRAFICS 7.0, comprou-se um modelo que, além de existir uma associação positiva entre afiliação com os pares sócio-normativos, valoração familiar e o estilo parental, estes, explicaram, negativamente, a conduta desviante. Isto é, quanto maior for o investimento em tal dinâmica, menor probabilidade terá o jovem de desviar socialmente.
Descrição: Revista de psicologia da criança e do adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 5, n. 2 (Julho-Dezembro 2014). - p. 115-128.
URI: http://hdl.handle.net/11067/1348
ISSN: 1647-4120
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 5, n. 2 (Julho-Dezembro 2014)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rpca_v5_n2_7.pdf546,52 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.