Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/1346
Title: Acompanhamento psicológico de criança com problema de sono : um relato de caso
Other Titles: Psychological monitoring of a child with sleep problems : a case report
Author: Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos
Ferreira, Renatha El Rafihi
Pires, Maria Laura Nogueira
Keywords: Perturbações do sono em crianças
Issue Date: 2014
Citation: Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos ; Ferreira, Renatha El Rafihi ; Pires, Maria Laura Nogueira (2014) - Acompanhamento psicológico de criança com problema de sono : um relato de caso. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 5:2 (Julho-Dezembro 2014) 87-101.
Abstract: Dificuldades com o sono são frequentes em crianças em idade préescolar. O objetivo do presente estudo foi de apresentar um relato de caso de uma intervenção comportamental por meio de orientação parental para o manejo de problemas de sono em uma criança em idade pré-escolar. Participaram do estudo um menino de quatro anos de idade que apresentava dificuldades de iniciar e manter o sono na ausência dos pais e sua mãe que recebeu orientação atráves de um programa de orientação parental. O programa foi composto por cinco sessões em que a mãe recebia orientações sobre o sono da criança e sobre as técnicas de extinção e reforço positivo para o manejo das dificuldades de sono infantil. O sono e o comportamento da criança foram avaliados em quatro momentos (pré-intervenção, pós-intervenção, follow-up 1 e 6 meses) por meio dos seguintes instrumentos: 1) Escala UNESP de Hábitos e Higiene do Sono-Versão Crianças; 2) Escala de Distúrbios do Sono para Crianças e Adolescentes; 3) Inventário de Comportamentos para Crianças entre 1½ a 5 anos; 4) diários de sono. Os resultados demonstraram que após a intervenção a criança passou a dormir independentemente, resistir menos a ir para cama e apresentou melhora nos seus comportamentos diurnos. Pode se concluir que a intervenção comportamental dirigida aos pais, foi efetiva para os problemas de sono da criança.
Description: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 5, n. 2 (Julho-Dezembro 2014). - p. 87-101.
URI: http://hdl.handle.net/11067/1346
https://doi.org/10.34628/h52v-ev45
ISSN: 1647-4120
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, v. 05, n. 2 (Julho-Dezembro 2014)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rpca_v5_n2_5.pdf403,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.