Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/1241
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Manoel, Bernardo de Orey, 1969- | por |
dc.contributor.advisor | Lebre, Pedro Jorge Ribeiro Guedes, 1968- | por |
dc.contributor.author | Carriço, Ana Filipa Martins, 1984- | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-03T15:09:38Z | - |
dc.date.available | 2014-11-03T15:09:38Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/1241 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014. | por |
dc.description | Exame público realizado em 29 de Outubro de 2014. | por |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objectivo de estudo a Ponte, enquanto tipologia arquitectónica, na história da humanidade e como proposição arquitectónica que influência a vida do Homem. Em primeiro, o estudo aprofundado do “conceito Ponte”, Tempo e Ponte, no qual se aborda a dimensão histórica, Arquitectura e Paisagem, associado ao território na cidade e Parceria e Desenho, na associação entre a engenharia e a arquitectura, recorrendo ao olhar e contributos do engenheiro na resposta arquitectónica. Em segundo, procede-se à exposição de um conjunto de conceitos decorrentes da leitura critica aos três casos de estudo. Procura-se deste modo compreender a ponte, a sua estruturação e leitura com os lugares. Esta relação do objecto arquitectónico com o lugar procura identificar as ideias, lugar / paisagem e modus operandi projectual de cada autor e a sua consequência no projecto. Procura-se ainda enquadrar o papel do engenheiro como elemento (denominador comum) aos três casos de estudo – olhar a ponte na sua perspectiva diferenciada. Por último, é apresentado um exercício realizado na disciplina de Projecto III (5.º ano) do ano lectivo 2011/2012, o qual aborda também o tema do edifício ponte, com o intuito de compreender, ser criticante e reflectir sobre como esta se insere no ambiente já construído, tendo em conta o programa proposto, e ao mesmo tempo a topografia existente. A ponte como elemento que dá expressão ao programa, tira partido do território da cidade e ao mesmo tempo redesenha-o. Não gera um mero objecto físico mas uma parte integrante, relacional e constituinte do tecido urbano. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Pontes para peões | por |
dc.subject | Pontes para peões - Portugal | por |
dc.subject | Pontes | por |
dc.title | Pontes urbanas: espaços de vivência e de relação | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201560437 | por |
Appears in Collections: | [ULL-FAA] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mia_ana_carrico_dissertacao.pdf | Dissertação | 13,8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.