Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/1222
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Hipólito, Fernando Manuel Domingues, 1964- | por |
dc.contributor.advisor | Santos, José Maria de Brito Tavares Assis e, 1962- | por |
dc.contributor.author | Freitas, Sílvia Raquel Lopes, 1989- | por |
dc.date.accessioned | 2014-10-09T13:42:06Z | - |
dc.date.available | 2014-10-09T13:42:06Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/1222 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014 | por |
dc.description | Exame público realizado em 7 de Outubro de 2014 | por |
dc.description.abstract | A dissertação desenvolvida tem como finalidade a compreensão da evolução do papel do museu na sociedade, assim como relacionar os dados históricos e dados museológicos com a origem destes espaços onde se começaram por indexar objectos de valor, o acto de coleccionar. Para realização da presente dissertação, parte-se do conceito de coleccionar, onde surgiam os gabinetes de curiosidades e o gosto pela arte, para a relação percepção e memória, concluindo esta parte com o espaço do museu e as suas constantes mutações. Da inserção de obras de arte em edifícios históricos, à realização de edifícios de raiz para as receber e à reconstrução de edifícios são alguns dos pontos estudados, procurando determinar as principais alterações que esta tipologia de edifício sofreu, relacionando-as com os factores e contextos históricos que as motivaram. Certo é que, ao longo dos tempos o conceito de museu se veio sendo alterado, relacionando-se com a arquitectura, com as obras, com o visitante e com a cidade onde se encontra. A fundamentar este contexto inicial sobre a origem do museu, surgem três casos de estudo, sendo três edifícios com características distintas, de épocas distintas e de arquitectos que, têm como ponto em comum, a mesma escola, Fernando Távora, Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura. Por fim apresenta-se o projecto final de 5.º ano, como resultado prático dos conceitos estudados anteriormente, demonstrando a importância do tema para a percepção e composição formal do espaço arquitectónico. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Arquitectura de museus | por |
dc.subject | Távora, Fernando, 1923-2005 - Crítica e interpretação | por |
dc.subject | Vieira, Álvaro Siza, 1933- - - Crítica e interpretação | por |
dc.subject | Moura, Eduardo Souto de, 1952- - Crítica e interpretação | por |
dc.title | A ideia do museu : Fernando Távora, Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201605929 | por |
Appears in Collections: | [ULL-FAA] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mia_silvia_freitas_dissertacao.pdf | Dissertação | 13,47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.