Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/116
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMatos, Margarida Gaspar de, 1956--
dc.contributor.authorRamiro, Lúcia-
dc.contributor.authorFerreira, Mafalda Sofia Costa Lopes-
dc.contributor.authorTomé, Gina Maria Quinás, 1973--
dc.contributor.authorCamacho, Inês Nobre Martins, 1978--
dc.contributor.authorReis, Marta-
dc.contributor.authorBaptista, Izabel-
dc.contributor.authorGaspar, Tânia, 1977--
dc.contributor.authorSimões, Maria Celeste Rocha-
dc.contributor.authorDiniz, José Manuel Fragoso Alves-
dc.date.accessioned2012-10-11T09:32:22Z-
dc.date.available2012-10-11T09:32:22Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationMatos, Margarida Gaspar de [et al.] (2011) - Condições ambientais, pedagógicas e psico-sociais nas escolas : uma visão da gestão escolar e sua evolução em 4 anos. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 3 (2011) 111-125.-
dc.identifier.issn1647-4120-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/116-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/cak7-jh43-
dc.descriptionRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - N. 3 (2011). - p. 111-125.por
dc.description.abstractUma das estratégias para promover a saúde e o bem-estar é a educação e promoção da saúde em meio escolar, pelo que o objectivo deste artigo é apresentar a situação da mesma em Portugal em 2006 e 2010, bem como fazer uma reflexão sobre as alterações nos últimos 4 anos. No âmbito do estudo HBSC/OMS realizado em Portugal em 2006 e em 2010 (Currie et al, 2004; Matos et al. 2006 a; Matos et al. no prelo) foi enviado para escolas seleccionadas aleatoriamente e incluídas no estudo nacional, um questionário destinado aos Conselhos Executivos/Direcções, com o objectivo de fazer um levantamento sobre as medidas que têm sido tomadas relativamente à promoção e educação para a saúde. Participaram 77 escolas em 2006 e 84 em 2010. A adesão à Educação para a Saúde (ES) é considerada como média para Professores e Pais e média/boa no caso dos alunos. Ã? nas disciplinas de Ciências Naturais e Educação Física que mais frequentemente abordam conteúdos da ES e nas áreas curriculares não disciplinares Formação Cívica e Área de Projecto que se reforça a abordagem. A única dificuldade que se repete passados 4 anos é o fraco envolvimento dos pais. Os resultados sugerem que as escolas devem insistir na implementação de estratégias que promovam inclusão, com o objectivo de desenvolver o conhecimento, autonomia, responsabilidade, capacidade to fazer escolhas individuais e propensão para a participação social. (Margarida Gaspar de Matos... [et al.])por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPromoção da saúde - Portugalpor
dc.subjectEscolas - Gestão - Portugalpor
dc.titleCondições ambientais, pedagógicas e psico-sociais nas escolas : uma visão da gestão escolar e sua evolução em 4 anospor
dc.title.alternativeEnvironmental, pedagogical and psycho-social conditions in schools : a vision of school management and its evolution in 4 yearspor
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage111por
degois.publication.lastPage125por
degois.publication.titleRevista de psicologia da criança e do adolescentepor
dc.identifier.citationtitleCondições ambientais, pedagógicas e psico-sociais nas escolas : uma visão da gestão escolar e sua evolução em 4 anos-
dc.identifier.citationauthorMatos, Margarida Gaspar de-
dc.identifier.citationauthorRamiro, Lúcia-
dc.identifier.citationauthorFerreira, Mafalda Sofia Costa Lopes-
dc.identifier.citationauthorTomé, Gina Maria Quinás-
dc.identifier.citationauthorCamacho, Inês Nobre Martins-
dc.identifier.citationauthorReis, Marta-
dc.identifier.citationauthorBaptista, Izabel-
dc.identifier.citationauthorGaspar, Tânia-
dc.identifier.citationauthorSimões, Maria Celeste Rocha-
dc.identifier.citationauthorDiniz, José Manuel Fragoso Alves-
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, n. 03 (2011)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rpca_n3_artigo_7.pdf611,12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.