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dc.contributor.advisorValente Manuel Monteiro Guedes, 1970-por
dc.contributor.advisorCordeiro, António Manuel de Almeida Santos, 1949-por
dc.contributor.authorMarcelo, José João Mourinho, 1956-por
dc.date.accessioned2014-09-26T14:54:51Z-
dc.date.available2014-09-26T14:54:51Z-
dc.date.issued2014-09-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1168-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Direito, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014por
dc.descriptionExame público realizado em 24 de Setembro de 2014por
dc.description.abstractA presente tese tem por objetivo analisar a factualidade típica que se resume na possibilidade de um motorista (independente ou por conta de outrem) sujeito à Regulamentação Social no Domínio dos Transportes Rodoviários, por sua iniciativa, utilizando o cartão tacográfico de outro motorista, conduzir por um número superior de horas do que aquele que lhe é permitido, frustrando desta forma os objetivos legais visados com o estabelecimento de máximos de horas de condução e mínimos de tempos de repouso que visam: a harmonização das regras de concorrência, a melhoria das condições de trabalho dos tripulantes dos veículos e o reforço da segurança rodoviária. Nesse sentido, é analisada a atividade transportadora nos seus aspetos económicos e sociais, são estudadas as legislações da União Europeia e comparados os regimes sancionatórios de alguns dos seus Estados-membros, dispensando-se uma especial atenção à sanção prevista no quadro normativo português. O estudo de caso apresentado aborda a natureza jurídica do cartão de condutor e das notações técnicas registadas, por ação e por omissão, nos cartões de condutor e no aparelho de tacógrafo digital, bem como a responsabilidade criminal e contraordenacional em que se constituem o condutor que detém a condução efetiva do veículo e o que cede o cartão para ser usado na condução. Neste estudo optamos por fazer uma análise das várias teorias do crime, seus elementos e tipos, dos bens jurídicos ameaçados e das relações entre normas. A metodologia seguida durante a elaboração da tese baseia-se num inquérito realizado a alguns Estados-membros com os quais Portugal mantém um maior intercâmbio de informações sobre o controlo da Regulamentação Social Comunitária e em revisões bibliográficas acerca do tema em causa e estudo de caso.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTransporte rodoviário - Direito e legislação - Países da União Europeiapor
dc.subjectTransporte rodoviário - Direito e legislação - Portugalpor
dc.subjectTacógrafos - Direito e legislação - Países da União Europeiapor
dc.subjectTacógrafos - Direito e legislação - Portugalpor
dc.titleRegulamentação social comunitária no domínio dos transportes : crime de uso de documento de identificação ou de viagem alheio e crime de falsificação de notação técnicapor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201066327por
Aparece nas colecções:[ULL-FD] Dissertações

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