Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/998
Título: Fluir : o pré-requisito para a excelência na aprendizagem
Autor: Barreira, Sónia Maria Amado, 1982-
Orientador: Braizinha, Joaquim José Ferrão de Oliveira, 1944-
Justo, José Manuel Mata, 1955-
Pires, Maria Adelaide Gregório dos Santos da Fonseca, 1939-
Anselmo, Rogério Mourtada, 1977-
Palavras-chave: Desenho - Ensino e estudo
Desenho - Psicologia
Criatividade
Escola Secundária Marquês de Pombal (Lisboa, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
Data: 22-Jul-2014
Resumo: “Professora, não queremos desenhar!” - assim proferiu um dos alunos em seu nome e supostamente da turma. A frase sustinha em si o indício de que um problema se implantara no decurso da experiência de ensino. O fenómeno, indubitavelmente reflexo da ausência de um factor ou factores constituintes da motivação, teria de ser resolvido de maneira a tornar possível reorientar o processo de ensino e aprendizagem no caminho certo. A experiência fundamentada no propósito do desenvolvimento de competências inerentes à expressão criativa, no instante da revelação perdera sustentação na razão presente da desmotivação incidente nos alunos. Sendo a motivação um factor que desperta o envolvimento de qualidade do aluno no processo de aprendizagem, tornou-se essencial saber como reestabelecer o grau de intensidade e qualidade motivacional ideais e compreender outros aspectos influentes sobre o estado emocional do aluno de modo a alcançar o propósito da intervenção educativa pretendida enquanto objectivo geral da experiência de estágio profissional. Considerando o raciocínio elucidativo, descrito por Bruce Lee (erudito e praticante do estilo wing chun de gung-fu) no seu livro Tao of Jeet Kune Do, “We shall find the truth when we examine the problem. […] understanding the problem dissolves the problem” (Lee, 2007, p. 20)1, acerca da importância de identificar o problema e compreender a sua natureza de modo a poder superá-lo, permitiu considerar a evidência da desmotivação dos alunos perante os exercícios de desenho propostos enquanto matéria a ser analisada para além dos objectivos precedentemente estabelecidos. Compreender o conceito da motivação, os seus indicadores, os problemas quando em situação de ausência, os seus aspectos fundamentais, os seus motivos e consequentemente tipos de motivação e respectivos resultados, conduziria à resolução do problema da desmotivação dos alunos insurgente na experiência de aprendizagem. Tornou-se claro que para obter dos alunos resultados significativos de excelência integrados no panorama de progressão do seu potencial criativo seria necessário despertar o seu interesse pelos conteúdos escolares por meio do estímulo e reforço da motivação através da implementação de estratégias como as recomendadas no modelo de aprendizagem denominado Target (descrito por Printrich e Schunk) - plano educacional que objectiva a meta aprender e o incremento da motivação intrínseca. Durante a prática pedagógica supervisionada de estágio profissional foram implementados um projecto e um conjunto de actividades que tinham por objectivos: o desenvolvimento do potencial criativo dos alunos e a reaproximação dos mesmos em relação ao espaço escola. No decurso deste processo de ensino e aprendizagem foi implementada uma revisão aprofundada da literatura respeitante à criatividade (conceito de arte, experiência e atitude estética, elementos participantes do processo criativo, tipos de capacidades que envolve a experiência estética, tipos de manifestação criativa, processos psicológicos interventivos no processo criativo, tipos de raciocínios que participam na acção criativa, fases do processo criativo, atributos essenciais para a ocorrência de desempenho criativo, formas de intensificar a criatividade, factores influentes no pensamento criativo, complementaridade entre esta e a resolução de problemas, técnicas e ferramentas para o seu desenvolvimento, género de bloqueios que interferem no funcionamento do pensamento criativo, testes de avaliação da criatividade), à motivação (características específicas e componentes integrados em contexto de aprendizagem de sala de aula promotores do seu incremento, indicadores da sua presença, procedimentos na identificação de problemas originados pela sua ausência, aspectos quantitativo e qualitativo a considerar, razões intrínsecas e extrínsecas de estímulo na activação do envolvimento participativo na aprendizagem, elementos da sua origem intrínseca, tipos de necessidades do aluno no processo de aprendizagem, crenças de auto-eficácia, etc.), e ao modelo de Taxonomia de Bloom (níveis de objectivos, exigências e correspondentes estratégias de avaliação). A avaliação dos trabalhos obtidos dos alunos, na forma de composição gráfica e escrita, susteve-se numa análise qualitativa dos mesmos. Posteriormente à prática pedagógica supervisionada de estágio profissional foi estabelecido o recurso a teorias complementares: inteligências múltiplas (elaborada por Howard Gardner), emocional (descrita por Daniel Goleman), programação neurolinguística (elaborada por Richard Bandler e John Gringer), fluxo (elaborada por M. Csikszentmihalyi), e de instrução (elaborada por Jerome Bruner), elucidativas acerca dos paradigmas comportamentais na expressão da atitude dos alunos, suas causas e efeitos e possíveis soluções promotoras de maior motivação, melhor gestão emocional, interacção comunicativa, desempenho óptimo e excelência na aprendizagem. (Sónia Maria Amado Barreira) A razão de destaque na teoria de fluxo incide na sua relevância primordial justificada na essência de um estado mental possibilitador de realizações significativas de mérito.
Descrição: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014
Exame público realizado em 18 de Julho de 2014
URI: http://hdl.handle.net/11067/998
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

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