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dc.contributor.advisorSantos, Joaquim Marcelino da Conceição dos, 1961-por
dc.contributor.advisorTainha, Manuel Mendes, 1922-2012por
dc.contributor.authorPereira, Alexandre Carlos Sá Guerra Marques, 1962-por
dc.date.accessioned2014-07-15T11:47:34Z-
dc.date.available2014-07-15T11:47:34Z-
dc.date.issued2014-07-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/973-
dc.descriptionTese de doutoramento em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2012por
dc.descriptionExame público realizado em 23 de Julho de 2012por
dc.description.abstractCom esta tese pretendemos ir no encalço de "afinidades electivas" no campo da arquitectura, que constituem registos humanísticos do diálogo entre a cultura escandinava e a cultura mediterrânica – duas culturas aparentemente muito distantes; estes registos têm quer na expressão do Objecto Arquitectónico construído, quer no plano filosófico que existe na arquitectura, mas que também existe num plano mais lato que o transcende, um verdadeiro plano civilizacional. Pretende-se saber o como, e porquê começaram estas relações, suas consequências e a sua evolução e reflexos no desenvolvimento da cultura em geral, em particular na cultura arquitectónica do Movimento Moderno, assim como avaliar as suas consequências no presente e no futuro; seja, como se constituíram como facto humanístico capaz de ainda hoje ser susceptível de criar contemporaneidade e futuro, numa civilização já definitivamente global. Estas "trocas" tiveram os seus tempos e espaços, num Mundo pré-global, que duas grandes guerras terão precariamente unido na insuficiência ética da própria guerra, num Mundo de descobertas, de invenção de outras vias, de outras maneiras de estar e de fazer; num Mundo onde as diversas culturas buscavam uma “qualquer” identidade própria, que necessitavam no plano colectivo, independentemente das questões da individualidade de autor e da obra de arte. A questão do classicismo, é central nesta tese, pois o ideário clássico, teve a sua génese a Sul e a partir do período pós-Renascimento, a produção da teoria e Prática da Arquitectura Ocidental, passa lentamente a deslocar-se cada vez mais para Norte, da França do Iluminismo, à Inglaterra do Neo-Palladiano, até aos países do Centro e Norte da Europa com o surgimento do primeiro Romantismo. Definitivamente, o julgamento de Galileu Galilei tinha imposto um desenvolvimento da Cultura Ocidental para Norte e determinada uma moderna invasão da cultura mediterrânica para Norte. O tempo histórico do Classicismo no período iluminista, que se caracteriza fundamentalmente pela continuação e transformação dos valores clássicos através do Neo-Classicismo, vem ultrapassar em definitivo, a implantação do Barroco. Classicismo que resiste no Romantismo, atravessando a segunda metade do século XIX na sua dispersão ecléctica de influências, até ao período do ressurgimento da ideia e da essência do próprio Classicismo, em paralelo com o interesse pelo vernáculo e outros revivalismos, ou pelos “Arts and Crafts” e o movimento sucedâneo o Nacional-Romantismo. Este percurso estrutura-se em direcção ao Movimento Moderno, no período entre os anos 10 e 30 do século XX nos países Escandinavos, num movimento de transição, conhecido como "Classicismo Moderno", movimento esse paralelo às primeiras vanguardas do modernismo. Entrando finalmente em pleno século XX e no Movimento Moderno, na sua heterogeneidade – em rigor um verdadeiro eclectismo - continuidade e desenvolvimento, desde os anos 20, até à segunda metade do século XX, com o estudo mais detalhado de certos autores, seus percursos e “Obras". Temos então, a Norte na primeira metade de século a arquitectura e alguns dos arquitectos da Escandinávia com "Afinidades", ou contaminações a Sul. A Sul na segunda metade do século a arquitectura e outros arquitectos da Ibéria, estes com "Afinidades", ou contaminações a Norte.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMovimento moderno (Arquitectura) - Região mediterrânicapor
dc.subjectMovimento moderno (Arquitectura) - Escandináviapor
dc.subjectClassicismo na arquitecturapor
dc.titleDo classicismo moderno à experiência sensível : a cultura arquitectónica moderna e os fenómenos de reciprocidade das sínteses culturais entre a cultura nórdica e a cultura mediterrânicapor
dc.typedoctoralThesispor
dc.identifier.tid101233817por
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] Teses

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